terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Conclusões de um encontro de amigos

Um grupinho de pessoas reuniu-se na noite de hoje. Agradeço a gentileza do convite.
Não nos juntámos para tratar de negócios, para discutir futebol, para falar de aventuras, para um espectáculo... Estivemos juntos para partilhar a amizade, pontos de vista, experiências, boa disposição e projectos de serviço. Foi muito bom.
Penso que posso sintetizar este encontro nos seguintes pontos:
- Como é bom conviver como irmãos! Na simplicidade,  na alegria, no à-vontade respeitoso...
- A pessoa livre segue a sua consciência rectamente formada e não o que os outros dizem...
- Somos cristãos por causa de Cristo. Quando endeusamos pessoas, estamos a enganarmo-nos. Mais tarde ou mais cedo vem a desilusão. "Só a Deus adorarás." Só Cristo vale a aposta total.
- Há pessoas fantásticas que sempre nos surpreendem pela pureza e beleza do  coração. São muitas felizmente.
- Há gente que tem por modo de vida ser "profissional da má língua." Sempre indisponível para qualquer tipo de colaboração porque esgota o tempo a denegrir quem trabalha. É o parasitismo no grau de extrema doença! E é tal a obsessão por "dar à língua" que nem se apercebem muitas vezes do rídiculo em que caem e da ignorância que demonstram.
- Só é falado quem faz alguma coisa pelos outros. Os que vivem em concha, fechados no seu egoísmo e centrados na sua vidinha, desses ninguém fala... Mas ser cristão não será "pegar na cruz de cada dia e segui-l'O"? Fechando na caixa da farinha as qualidades que Deus nos deu, só podemos ser "servos maus, inúteis e preguiçosos".
- É tão bom quando, com humildade, abertura e compreensão, nos abrimos à pluralidade dos sentimentos e de pontos de vista! Só nos enriquecemos e crescemos.
- A esperança comanda a vida. Para lá das nuvens, o Sol continua a brilhar. À luz da ressurreição, nenhuma cruz ou morte tem a última palavra. A esperança vencerá.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.