quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

O DESEMPREGO

O trabalho é o grande factor de desenvolvimento das sociedades. Nada se faz sem trabalho. Esta é uma das razões para lamentarmos o número enorme de pessoas que hoje vivem desempregadas.
As causas do desemprego são muitas. De entre as mais citadas, pode-se enunciar: a crise da indústria, o desenvolvimento tecnológico e a globalização.     
As consequências, por sua vez, podem ser devastadoras, tanto do ponto de vista da pessoa do desempregado e de sua família quanto do ponto de vista social e político. A conta do desemprego, directa ou indirectamente, é paga por todos. É paga pelo aumento de impostos para cobrir despesas dos subsídios aos desempregados, despesas médicas e hospitalares, despesas com segurança e assim por diante.
Estudos comprovam que o desemprego aumenta os problemas relacionados com a saúde física e mental do trabalhador, fazendo com que se acentue a procura dos serviços profissionais ligados a esta área. Também está provado que a violência e o crime, de um modo geral, estão directamente relacionados com o desemprego. Este pode ainda provocar radicalização política, tanto à direita quanto à esquerda, bem como ampla desorganização familiar e social. Estudos já descobriram a relação entre aumento de desemprego e aumento de divórcios, apenas a título de exemplo.
Em Portugal, a taxa desemprego é muito grande e pode ainda aumentar. E são os jovens as principais vítimas. A taxa entre estes anda à volta dos 21,5 por cento e os números do Instituto Nacional de Estatística revelam que há cada vez mais jovens licenciados sem trabalho. Serão mais de cinquenta mil.
Combater o desemprego deve ser, por isso, a preocupação número um dos governos. E não vale dizer que só não trabalha quem não quer, pois há muitos campos por amanhar e muito mato para cortar. E quem lhes permite esse trabalho e lhes dá a respectiva paga?! Talvez algo mais possa ser feito nesse aspecto, mas há que haver quem lhes facilite as coisas. Dar subsídios sem dar que fazer também não resolve. Há que dar trabalho a tanta gente desempregada, pois o ócio é a mãe de todos os vícios.
In O AMIGO DO POVO

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.