terça-feira, 25 de janeiro de 2011

9,3% dos médicos em Portugal são estrangeiros

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal passou de 3.736 em 2008 para 3.937 em 2010, representando 9,3 por cento da totalidade dos clínicos com autorização para exercer no país. A grande maioria é oriunda da União Europeia.
Dados da Ordem dos Médicos (OM) avançados à agência Lusa indicam que em 2008 estavam inscritos 39.473 médicos, dos quais 3.736 eram estrangeiros, número que subiu para 3.842 (de um total de 40.664) em 2009 e para 3.937 (de 42.031 registados) em 2010.

Uma coisa que nunca percebi. O motivo pelo qual há tanta restrição à entrada de alunos nas faculdades de medicina. E desde há muitos anos...
Entretanto o país necessita de médicos. Muitos mais do que aqueles que tem. Apesar dos estrangeiros, lê-se que há milhares de cidadãos sem direito a médico de família.
Também não compreendo totalmente a média exigida. Quem nos garante que um aluno com 19 será melhor médico do que um de 14 ou 16? Exercer medicina é mais do que capacidade intelectual, tem muito de carisma, de intuição, de paixão pela causa, de humanidade.
Por outro lado, a faculdade de medicina (penso que se exceptua a dentária) anda longe das universidades privadas. Porquê?

Temos imensos jovens que, para poderem seguir o curso a que aspiram, têm que emigrar para o estrangeiro. Centenas de alunos estudam medicina nas universidades fora de Portugal. E quantos depois por lá ficam? Entretanto nós vamos "importando" médicos estrangeiros, queixando-se certos utentes que têm dificuldades em os entender perfeitamente. E como é importante uma boa comunicação num consultório médico!!

Ouve-se falar no "lobbi médico" que pressiona para estreitar as portas de acesso às faculdades de medicina... Não tenho dados para o confirmar. Sabemos apenas que a saída de novos médicos tem estado longe de corresponder às necessidades do país. E alguém terá que ser responsabilizado por esta situação.
Ó decisor político será sempre o maior responsável. Acima dos lobbis, cabe-lhe velar pelo bem de todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.