terça-feira, 14 de junho de 2016

Trabalhadores portugueses vivem momento «sombrio» provocado pela «sede desmedida de lucro»



A Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos (LOC/MTC) enviou hoje à Agência ECCLESIA as conclusões do XVI Congresso Nacional onde faz um “retrato sombrio” da vida de muitos trabalhadores e denuncia “sede desmedida de lucro”.
Contando com cerca de 200 participantes, o Congresso da LOC/MTC decorreu em Braga, nos dias 10 e 11 de junho, teve por tema o “Humanizar e Evangelizar o Mundo do Trabalho” e elegeu José Paixão e a Glória Fonseca como coordenadores para o próximo triénio.
No documento de conclusões, a LOC/MTC afirma que muitos trabalhadores vivem momentos “de incerteza, de falta de confiança, de medo, de stress, de correria, de esforço desumano, de ingratidão, de culpabilização, de humilhações”.
O movimento da Igreja Católica denuncia também a “falta de solidariedade, de abuso, de baixos salários, de desemprego, de incapacidade para satisfazer compromissos, de emigração, de falta de proteção social”.
“Todas estas realidades falam de uma economia desumana, que mata, de uma sede desmedida de lucro que não olha a meios, sacrificando as pessoas”, considera a LOC/MTC.
Para os congressistas, a situação atual do mundo laboral faz com que o “desemprego elevado e prolongado, na sistemática precaridade do emprego e na paralisação da Contratação Coletiva de Trabalho” sejam as preocupações principais da LOC/MTC
“Apesar de tudo olhamos o futuro com esperança”, sublinham os participantes no XVI Congresso Nacional da LOC/MTC, acrescentando que “a justiça não se constrói sentado no sofá”.
“Ser sal, ser fermento e luz, ou seja, transformar a sociedade implica sair das nossas zonas de conforto e comodismo, e, mergulhar nas Associações, nas Autarquias, nos Sindicatos, nos Partidos Políticos”, acrescenta o comunicado.
Neste Congresso foram também celebrados os 80 anos do movimento, evocando “o passado, a missão da LOC no âmbito nacional, Europeu e Internacional, o empenhamento de tantos trabalhadores e padres que acreditam que o Movimento ainda tem um contributo importante a dar à sociedade e à Igreja neste tempo de incertezas”.
A LOC/MTC – Liga Operária Católica/Movimento de Trabalhadores Cristãos, é um Movimento da Acão Católica que “pela vivência e pelo testemunho de novidade cristã no seio dos trabalhadores, com as suas organizações e no respeito pela sua autonomia, se situa na dinâmica da vida operária, participando na caminhada solidária dos trabalhadores que buscam a justiça e a sua formação colectiva”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.