sábado, 13 de fevereiro de 2016

Papa e patriarca ortodoxo russo juntos pela primeira vez

-
O papa Francisco e o patriarca ortodoxo russo Kirill concordaram com a possibilidade de católicos e ortodoxos cooperarem na defesa do cristianismo, depois de um encontro histórico no aeroporto de Cuba.
“Os resultados do encontro permitiram assegurar que atualmente as duas igrejas possam cooperar para defender o cristianismo no mundo”, afirmou o patriarca da igreja ortodoxa russa.
O Papa Francisco afirmou, por seu lado, que ambos coincidiram que na “unidade se faz o caminho”.
Francisco e Kirill realizaram este sábado um encontro de cerca de duas horas no salão do protocolo do aeroporto de Havana, o primeiro entre os primados da igreja católica e ortodoxa desde o cisma de 1054, a dissidência religiosa que separou as duas igrejas.
“Tivemos uma discussão aberta, com pleno entendimento da responsabilidade das nossas igrejas com o nosso povo, o futuro do cristianismo e o futuro da civilização humana”, indicou Kirill, depois de assinar com o papa Francisco uma declaração conjunta.
O patriarca russo disse também que ambos conversaram com “pleno sentido de responsabilidade e intenção de trabalhar em conjunto para terminar com as guerras e para que a vida humana se respeite em todo o mundo”.
O papa Francisco referiu que o encontro com o patriarca ortodoxo terminou com uma “série de iniciativa” que considera “viáveis e possíveis de realizar” e agradeceu a “humildade fraterna” de Kirill.
Francisco agradeceu também a Cuba e ao povo cubano pela “disponibilidade ativa”.
“Cuba será a capital da unidade”, acrescentou o papa, que segue viagem para o México.
Fonte: aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.