sexta-feira, 1 de março de 2013

Experiências do tempo e no tempo


Durante a Quaresma, e à semana, num dos povos da comunidade paroquial, celebramos a Eucaristia com a oração de Vésperas.
O povo participa, ouvindo. Vai respondendo no 'Glória' e na oração universal. Talvez por ser novidade ou não, o certo é que se sente a concentração das pessoas.
Ao Diácono e a mim sabe-nos bem partilhar com o povo de Deus a oração oficial da Igreja. O povo também aprecia ver os seus 'padres' a rezar.
Claro que já muitas vezes se rezaram as Vésperas com o povo nesta comunidade, seja através da distribuição de folhas seja através do projector. Mas a Quaresma, tempo de oração mais intensa, propicia este gesto.

Ontem, dia 28, às 18.30 horas, o Diác Adriano e eu participamos na Sé, na Eucaristia Solene de Acção de Graças pelo Pontificado de Bento XVI, que, por sua livre vontade, resignou nesse dia, às 20 horas de Roma, 19 horas de Portugal. Presidiu o Bispo emérito, D. Jacinto, em representação do nosso Bispo que, por compromissos já assumidos, não pôde estar presente.
A Sé estava meio-composta e os sacerdotes presentes eram poucos. Talvez porque não fora possível anunciar atempadamente a celebração.

  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.