quinta-feira, 14 de março de 2013

Pressente-se algo de novo


Foto
Cardeal Jorje Mario Bergoglio ; Papa Francisco 1º, 76 anos...
Que, assim como Francisco de Assis, ele atenda o
chamamento de Jesus para reerguer a sua igreja.
Os católicos estão felizes. O Senhor nos enviou um pastor..
 
Enquanto Cardeal-Arcebispo de Buenos Aires, Jorje Mario Bergoglio, vivia num apartamento, confeccionava as suas refeições e viajava nos transportes públicos, coisas poucos vistas nos Bispos e muito menos nos cardeais.
Foi sintomática a humildade, quase no limite da timidez, com que se apresentou esta tarde. A escolha do nome é sugestiva. Francisco é nome de grandes santos: S. Francisco Xavier, S. Francisco de Sales, mas sobretudo S. Francisco de Assis são fontes de inspiração. Este era um homem que via o que mais ninguém conseguia ver: amor onde havia ódio, luz onde há trevas, etc.
O actual Papa foi sempre um homem firme na doutrina e profundamente envolvido nas questões sociais. Não são, por isso, de esperar mudanças na doutrina. Mas são de aguardar mudanças na forma de agir. E alguns sinais estão dados. Desde logo, é impossível não reparar na escolha do nome. S. Francisco foi o grande reformador da Igreja na linha da simplicidade e da pobreza. Há dois pormenores na primeira intervenção do Santo Padre que são sugestivos. Se repararmos, ele apresentou-se só com batina, sem a mantelete. E, depois, inclinou-se diante do povo para receber a sua oração. A força dos sinais é muito importante. A humildade é tão (ou mais) necessária como a autoridade.
O novo Papa Francisco tem uma noção muito própria de pobreza. Por exemplo, quando foi nomeado cardeal, convenceu centenas de argentinos a não o acompanhar a Roma para celebrar com ele e em vez disso, doar esse dinheiro aos pobres.
VIVA O PAPA!!!

________________
Curta: @[373887892662653:274:Católicos]!
Pressente-se algo de novo.
Quem passa pela comunicação social e pelas novas tecnologias, vislumbra esperança nas pessoas.
Rasto do passo de Deus na sua Igreja e no mundo...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.