quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Seminário "Alzheimer: Espaço de Reflexão"






9 de Novembro. Decorre neste dia, no Auditório Municipal, um Seminário "Alzheimer: Espaço de Reflexão", promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Tarouca. 38 instituições ligadas à saúde e à assistência social de vários pontos do país fizeram-se representar.
Médicos, psicólogos, sociólogos, gente ligada às instituições de solidariedade falaram e partilharam ideias, conhecimentos e experiências sobre o Alzheimer e a maneira de enfrentar a doença.
O Mal de Alzheimer, Doença de Alzheimer (DA) ou simplesmente Alzheimer é uma doença degenerativa atualmente incurável mas que possui tratamento. O tratamento permite melhorar a saúde, retardar o declínio cognitivo, tratar os sintomas, controlar as alterações de comportamento e proporcionar conforto e qualidade de vida ao idoso e sua família. Foi descrita, pela primeira vez, em 1906, pelo psiquiatra alemão Alois Alzheimer, de quem herdou o nome. É a principal causa de demência em pessoas com mais de 60 anos  em Portugal, sendo mais de duas vezes mais comum que a demência vascular, sendo que em 15% dos casos ocorrem simultaneamente.  Atinge 1% dos idosos entre 65 e 70 anos mas sua prevalência aumenta exponencialmente com os anos sendo de 6% aos 70, 30% aos 80 anos e mais de 60% depois dos 90 anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.