segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Todos diferentes, todos amigos

Naquela casa a diferença não afasta.

O idoso pai é um fã de Salazar, que era o verdadeiro estadista. Depois dele, só apareceram oportunistas que só se sabem governar em vez de governarem o país. Ah! É adepto do Belenenses. Nem que vá para a 3ª divisão!

O Filho mais velho é PSD convicto, pois diz que é o único partido que verdadeiramente se identifica com a maneira de ser dos portugueses, até nas suas questiúnculas. Benfiquista dos quatro costados, o seu santuário é o Estádio da Luz.

A filha torce pelo PS e, embora com mágoas da governação Sócrates, diz que é socialista até ao fim. Não liga a futebóis, mas é uma feminista convicta.

O filho mais novo diz que não tem cor política, que não lhe diz nada a política, que nem quer saber dessas coisas. Mas para protestar afirma que vai votar no Bloco de Esquerda. É portista apaixonado e para ele o Porto é o maior. Os sportinguistas e benfiquistas são um bando de recalcados e invejosos.

A mãe é sportinguista porque seus pais e irmãos eram do Sporting. Não perde um instante com jogos de futebol nem identifica um só jogador do seu clube. Sabe o resultado dos jogos, porque ouve o marido e os filhos a falar sobre o assunto. É do CDS, porque é o partido que melhor defende os valores em que acredita.

Ideias muito diferentes, sensibilidades muito diferentes, gostos muito diferentes. Mas nada os afasta uns dos outros. Gostam de estar juntos, conversam imenso, discutem às vezes, brincam, riem-se, gozam mas sem se achincalharem. Naquele lar, a empatia e o prazer de estar juntos é muito maior do que as diferenças. E penso até que não seriam tão unidos se não fossem tão diferentes. Para eles vale o slogan: "Todos diferentes, todos iguais."

2 comentários:

  1. Eu arriscava-me a convidar a filha a ponderar a decisão. Porque prezo muito:
    (i)a democracia
    (ii) a liberdade (na acepção mais nobre da palavra);
    (iii) a identidade de Portugal e os valores que dela emanam.

    Há riscos que vale a pena correr...

    ResponderEliminar
  2. Essa familia tem tudo a ver com o que já não existe, amor.
    As ideologias,são como o nome indica,ideologias formas e estados de ver a natureza,a sociedade,sonhar com um plano de mudar o mundo para melhor. O fair-play do desporto(se futebol é desporto, a mim parece-me um jogo de interesses)..é isso mesmo aceitarem a opinião uns dos outros.
    Isso pode chamar-se a verdadeira democracia!
    Poderia achar estranho,sendo o patriarca salazarista,mas confesso que nos dias de hoje até que(na primeira parte do estado novo) Salazar era mais democrata e inteligente que todos os que lá passaram depois dele!
    Muito me custa dizer isto, porque depois de estar bem seguro no Governo cometeu muitas atrocidades.
    Mas enfim...estes e com a descolonização que fizeram, mais a porcaria que continuam a fazer, que atirem a 1ª pedra,se puderem!
    E vão sendo os mesmos só que à vez cada um! Assim não iremos a lado nenhum, mas onde estão as opcções?
    Nem eles deixam haver! Enfim....

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.