sábado, 12 de setembro de 2009

Os mandamentos na Bíblia….

- Aquilo a que chamamos os «dez mandamentos» chama a Bíblia as «dez palavras» (por exemplo Êxodo 34,28).
Pelos mandamentos, Deus fala-nos e convida-nos a fazer uma escolha (Deuteronómio 30, 15-20).
- A Bíblia conta que, tendo criado o ser humano, Deus dá-lhe imediatamente um mandamento (Génesis 2,16-17). É como se, sem mandamento, não houvesse relação com Deus. O primeiro mandamento de Deus no jardim do Éden que proíbe «comer da árvore do conhecimento do bem e do mal».
- No Sinai, Deus fez uma aliança com «os que amam e guardam os seus mandamentos» (Deuteronómio 7,9).
- Aos animais, Deus permite que façam instintivamente o que é justo. A nós, seres humanos, diz-nos os mandamentos, assumindo o risco da nossa liberdade. «A rola, a andorinha e o grou pressentem o tempo da sua migração. O meu povo, porém, não conhece a Lei do Senhor!» (Jeremias 8,7) Deus não programa nem força o comportamento humano. Fala-nos. Jeremias queixa-se da situação que daí pode resultar. Mas se Deus não nos quer guiar de outra forma a não ser falando-nos através dos seus mandamentos, é porque dá mais importância à nossa resposta livre – qualquer que ela seja – do que ao nosso comportamento justo.
- Um dia, um jovem pergunta a Jesus: «Que hei-de fazer de bom para alcançar a vida eterna? » Ele responde-lhe: «Porque me interrogas sobre o que é bom? Bom é um só. Mas se queres entrar na vida eterna, cumpre os mandamentos» (Mateus 19,16-17). Porque é que Jesus opõe, na sua reacção, a simples observação dos mandamentos à interrogação sobre o que é bom fazer? Os mandamentos não são só uma informação sobre o que é bem ou mal. Jesus lembra que «Bom é só um». Através dos mandamentos, não é tanto um saber sobre o bem e o mal que Deus nos comunica, mas mais um apelo a que o escutemos e ponhamos em prática o que ouvimos.
- Segundo o apóstolo João, a comunhão com Deus realiza-se na observação dos mandamentos: «Aquele que guarda os seus mandamentos permanece em Deus e Deus nele» (João 3,24).
- Os Mandamentos não são imposições de Deus. São:
. uma prova de confiança de Deus na nossa liberdade
. um desafio à nossa liberdade
. um apelo a confiarmos em Deus
.uma manifestação do amor do pai por todos os seus filhos. Um Pai eternamente sábio e amoroso que não nos abandona, mas oferece caminhos novos.

1 comentário:

  1. E quem os cumpre?
    Não é excumungado por ter algumas ideias, modos de estar na vida diferentes,mas sem com isso interferir nos mandamaentos?
    Sei que nenhum deles diz que as mulheres têm de ser burras, não podem fumar, e ou não ter espirito crítico!
    Também sei que nenhum referencia, que mulher não pode ser interventiva,resumindo-se a ser escrava do seu marido!
    O Deus que conheci, do qual me tornei algum tempo colaboradora, não me nega o direito a ser feliz.
    Há imensas formas de Amor, por Deus, pela natureza, pelo irmão necessitado.
    Se só se projectar amor,não há lugar a falhas,nos mandamentos!
    DEUS é AMOR, Perdão, Apoio no equilibrio.
    Não aceito que subvertam a Sua Magnitude, nas coisas mais mesquinhas, a que um ser humano pode chegar.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.