terça-feira, 8 de setembro de 2009

"Não falo para uma série de pessoas na minha terra!"

Há tempos tive que ir ao Porto. Como não gosto de conduzir, fui de comboio. Aliás, acho uma viagem encantadora. A companhia do Douro e as paisagens que o envolvem proporcionam um espectáculo de rara beleza.
No regresso, no banco atrás do meu, gerou-se uma animada conversa. Há pessoas que tem muita facilidade de se desinibirem, estabelecendo relações fáceis com desconhecidos. Embora entregue aos meus pensamentos, não pude deixar de ouvir os meus vizinhos de ocasião. Até porque não poupavam em nada as cordas vocais.
Uma frase despertou-me dos meus pensamentos e fiquei alerta:
- Não falo para um série de pessoas da minha terra!
E enumerou os motivos pelos quais não falava. Elencou cada pessoa e as respectivas razões. No fim, sentenciou com o ar mais vitorioso do mundo:
- Nem quero falar! Que tratem da vidinha deles que eu trato da minha. Ora, ora! Por que razão há-de uma pessoa perder tempo "com ruim defunto"?
Alguém que intervinha na conversa ainda tentou timidamente desassossegar tanta convicção:
- Mas Nosso Senhor mandou-nos perdoar....
Ui! Foi o bonito! Como quem atiça lume em gasolina.
- Nosso Senhor!? Quero lá eu saber disso para alguma coisa! Eu não ligo à religião! Os que lá andam são os piores!... Tenho muito mais que fazer do andar a lamber as botas aos padres!... Eu quero é cuidar da minha vidinha! Mas a religião dá alguma coisa a alguém?
O reportório continuou por mais algum tempo. Sempre em voz bem elevada. Como se a gritaria escondesse a falta de razão.
O comboio pára. A pessoa sai. A serenidade voltou àquela carruagem.

2 comentários:

  1. Prefiro acreditar que não é verdade que os "que lá andam são os piores!...", mas não posso deixar de constatar que muitos,seguramente, não são bom exemplo do que deverá ser um "seguidor" de Cristo.
    NPL

    ResponderEliminar
  2. Esse coitado veio ao mundo mas não sabe que foi Deus que o autorizou a vir dando-lhe o livre arbitrio de viver como quizer um dia terá que fazer as contas com quem o enviou.
    Mas como já uma vez disse aqui neste blog Escola de pais liceu de filhos o homem até nem terá culpa a culpa é de quem não o sobe educar no amor a cristo.
    O meu Deus perduai esta santa ignurancia.
    António Assunção
    VOZ DO GOULINHO

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.