sexta-feira, 18 de setembro de 2009

25º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO B

A liturgia do 25º Domingo do Comum convida os crentes a prescindir da “sabedoria do mundo” e a escolher a “sabedoria de Deus”. Só a “sabedoria de Deus” – dizem os textos bíblicos deste domingo – possibilitará ao homem o acesso à vida plena, à felicidade sem fim.

O Evangelho apresenta-nos uma história de confronto entre a “sabedoria de Deus” e a “sabedoria do mundo”. Jesus, imbuído da lógica de Deus, está disposto a aceitar o projecto do Pai e a fazer da sua vida um dom de amor aos homens; os discípulos, imbuídos da lógica do mundo, não têm dificuldade em entender essa opção e em comprometer-se com esse projecto. Jesus avisa-os, contudo, de que só há lugar na comunidade cristã para quem escuta os desafios de Deus e aceita fazer da vida um serviço aos irmãos, particularmente aos humildes, aos pequenos, aos pobres.

A segunda leitura exorta os crentes a viverem de acordo com a “sabedoria de Deus”, pois só ela pode conduzir o homem ao encontro da vida plena. Ao contrário, uma vida conduzida segundo os critérios da “sabedoria do mundo” irá gerar violência, divisões, conflitos, infelicidade, morte.

A primeira leitura avisa os crentes de que escolher a “sabedoria de Deus” provocará o ódio do mundo. Contudo, o sofrimento não pode desanimar os que escolhem a “sabedoria de Deus”: a perseguição é a consequência natural da sua coerência de vida.

1 comentário:

  1. Parece que estamos de acordo!
    Como sabe,evidentemente(não estou a tentar ensinar o Padre Nosso ao Vigário, como diz o povo) mas muita gente não compreendeu Jesus, porque ele sempre falou por parábolas!
    Há quem nem saiba o que isso é!
    Eu gosto de fazer do discurso,uma forma de caracterização da parábola, só que ninguém me entende. E pode crer que sou deste mundo, como é que compreendiam O Senhor? Há tantos anos atrás quando a ignorãncia era total?
    Aí está a provocação do sofrimento!
    O ruído entre os introlocutores na passagem da mensagem!
    Será que me faço entender?
    Por isso os Cristão foram e serão perseguidos....
    Os conceitos,não se explicam nem se encontram em enciclopédias,não há significados léxicais que os possam traduzir.
    Coisas como Fé, Amor,ou sabedoria de DEUS e outras mais ainda para os católicos!
    Por isso, é dificil que se transmita de forma simples, coerente, positiva e esclarecedora,
    A Palavra de DEUS!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.