quarta-feira, 28 de julho de 2021

Faleceu Otelo Saraiva de Carvalho

Otelo Saraiva de Carvalho morreu em 25 de julho de 2021, aos 84 anos, no Hospital das Forças Armadas, em Lisboa, onde estava internado há cerca de 15 dias. O velório realizou-se na terça-feira, na Igreja da Academia Militar, em Lisboa, e o funeral no dia seguinte.
O coronel arquitetou a estratégia militar da revolução do 25 de Abril de 1974,  liderou o COPCON durante o período do PREC e foi  membro das FP-25.
Otelo Saraiva de Carvalho foi uma das principais figuras do Movimento dos Capitães, que depois se viria a transformar no MFA, e seria ele a planear e a dirigir as operações militares da revolução dos Cravos, a partir do quartel da Pontinha.
Apesar do papel fundamental na execução da revolução, Otelo Saraiva de Carvalho estava longe de ser uma figura consensual no país, sobretudo devido à sua participação nas FP-25, organização terrorista de esquerda radical que atuou em Portugal durante as décadas de 1970 e 1980 e fundada no período pós-revolucionário.
As FP-25 foram responsáveis por mais de uma dezena de mortes em vários atentados e assaltos.
Otelo Saraiva de Carvalho foi condenado a 15 anos de prisão pelos crimes da associação terrorista no final da década de 1980, tendo cumprido pena de prisão, até que a Assembleia da República aprovou uma amnistia para os elementos das FP-25 que estavam presos.
Depois da revolução do 25 de Abril, Otelo Saraiva de Carvalho candidatou-se por duas vezes às eleições presidenciais. Em 1976, nas primeiras eleições em democracia,ficou em 2º lugar com 16,46% dos votos, apenas atrás de Ramalho Eanes. Em 1980, ano da reeleição de Ramalho Eanes, obteve 1,49% dos votos, ficando em terceiro lugar.

Só a distância dos factos possibilitará à História a pronúncia clara e independente sobre a figura e o papel de Otelo.
No presente, o subjectivismo impacta fortemente a análise. Há quem o endeuse e há quem o demonize. 
Se o seu papel fulcral na revolucão abrilina é conhecido e exaltado pelos democratas, a sua ligação às FP-25, semeadoras de morte e destruição, é condenável à luz da democracia e da paz cívica.
Não esqueço o seu contributo para a democracia através da sua intervenção na Revolução do 25 de Abril. A experiência histórica diz que a democracia é o melhor regime conhecido para o desenvolvimento da pessoa humana e da sociedade. Disse um dia Winston Churchill que "a democracia é o pior dos regimes, à excepção de todos os outros". 
A sua ligação às FP-25 é um facto que o realismo de análise não pode esquecer... Nem aplaudir!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.