sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Um inquérito a 3500 jovens de vários pontos do globo inscritos na Jornada Mundial da Juventude (JMJ)

Um inquérito a 3500 jovens de vários pontos do globo inscritos na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) mostra que os participantes têm em média 22 anos, frequentam o ensino superior (58%) e visitam Madrid pela primeira vez (73%).
Os resultados divulgados esta quinta-feira no site da JMJ revelam que 88% dos jovens são solteiros e 55% vivem em casa dos pais, enquanto que em relação à situação laboral a sondagem assinala que quase 48% são estudantes, 40% trabalham e 6% estão desempregados.
À cabeça das razões que motivam a deslocação à capital espanhola para o encontro que decorre de 16 a 21 de agosto está a vivência de novas experiências (72%), seguindo-se a difusão da mensagem de Jesus Cristo (68%).
Para 65% dos jovens a participação no evento em que o Papa Bento XVI marca presença nos últimos quatro dias deve-se à vontade de manifestar o compromisso com a Igreja Católica.
A satisfação das inquietações espirituais (61%), o convívio com pessoas que pensam de maneira idêntica (58%), o estabelecimento de novas amizades (53%), a descoberta do sentido da vida (48%) e a contribuição para melhorar a sociedade foram também motivos apontados pelos jovens.
A estadia média em Madrid será de nove dias, em pavilhões polidesportivos e albergues (22%), paróquias (13%) e famílias de acolhimento (12%), indica a sondagem, que também divulga as atividades que os participantes pretendem realizar.
Além de participar na vigília de oração com o Papa, a realizar no aeródromo de Cuatro Vientos na noite de 20 para 21 de agosto, os jovens pretendem visitar museus (mais de 80%), comprar recordações (80%) e ver cinema (21%).
Nove em cada dez participam na Jornada com um grupo religioso, seguindo-se amigos (88%) e familiares (34%), ao passo que 70% planeiam visitar outras cidades, como Barcelona, Toledo, Ávila, Saragoça, Santiago de Compostela, Valência, Segóvia, Sevilha, Granada e Pamplona.
A 26.ª Jornada Mundial da Juventude, sob o lema “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé”, conta com mais de 400 mil inscritos, incluindo cerca de 12 mil portugueses, sendo aguardados mais de um milhão de peregrinos, números que fazem do encontro o maior evento juvenil católico.
In ecclesia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.