sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Tempo de férias


Mal se aproxima o Verão e logo se começa a pensar nas férias. O corpo ressente-se da agitação e correrias mas sobretudo o espírito pede calma e sossego. O stress e todo o género de depressão mental e moral criaram esgotamento psíquico. É preciso reparar os estragos.
As pessoas que podem ter uns dias de descanso escolhem de preferência as praias, onde continuam as correrias, os problemas de trânsito, as longas esperas para serem atendidas. Umas férias assim podem ser cansativas, porque muitas vezes o corpo e o espírito, em lugar de mais aliviados, voltam mais cansados.
Por isso há cada vez mais pessoas a escolher umas férias diferentes. Em locais menos poluídos pelos barulhos ensurdecedores de altifalantes e escapes.
Está mesmo na moda a procura de conventos e afins para repouso do corpo e paz do espírito. Em Fátima, em Singeverga, em Marco de Canavezes, etc., etc., há locais destes muito procurados. No estrangeiro, estou a lembrar-me de Taizé, cada vez mais procurado por jovens de todas as nações.
Por outro lado há ainda neste nosso Portugal, locais lindíssimos, sem poluição de qualquer espécie, e por isso óptimos para umas férias repousantes.
Quero também referir as "semanas" e "retiros" que muitos organismos da Igreja proporcionam. É uma forma diferente de passar uma parte das férias. Estou a lembrar-me do Curso de Missiologia de 23 a 27 de Agosto; da "Semana Bíblica" (de 28 a 31 de Agosto);; das Jornadas Missionárias (de 16 a 18 de Setembro); e da Semana de Pastoral Social no Seminário do Verbo Divino (de 13 a 15 de Setembro). Todas estas acções têm lugar em Fátima e congregam centenas de pessoas.
Se puder, experimente. Verá que vale a pena!
Fonte: aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.