terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

QUARTA-FEIRA DE CINZAS

Quarta-Feira de Cinzas. Iniciamos o tempo litúrgico da Quaresma, ou seja, começa o ciclo pascal da Igreja. O centro é o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor: quarenta dias de preparação e cinquenta dias de celebração da Páscoa de Jesus Cristo e da presença do seu Espírito na Igreja e no mundo. É o tempo forte da comunidade cristã. O itinerário de Jesus até à morte e ressurreição não é só motivo de contemplação. Ele é a Cabeça da Igreja, Ele convida a humanidade a segui-Lo, a morrer e a ressuscitar com Ele. Ele é o Primogénito de toda a criatura que, amando e dando-se, refez o caminho errado de Adão e abriu o caminho da vida para toda a humanidade, convidada a participar da sua Páscoa. Novamente, celebramos o mistério da vida nova que Deus concede em Jesus Cristo a todos os homens e mulheres. Num mundo tão cheio de indecisões, amarguras e superficialidades, acreditamos que podemos encontrar a verdadeira luz da vida na mensagem de Jesus, que cada um é chamado a acolher o Espírito do Evangelho, a participar da Páscoa de Jesus, a encontrar nele a vida e a esperança.

AS CINZAS
Nesta quarta-feira, a imposição das cinzas é o sinal que caracteriza este dia. A cinza simboliza todo o programa quaresmal da Igreja. É o reconhecimento do nosso pecado e da nossa fraqueza: “Lembra-te que és pó da terra”. É o sinal do nosso arrependimento e do nosso caminho de conversão: “Arrependei-vos e acreditai no Evangelho”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.