terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

O Divórcio: causa de pobreza

São inumeráveis as várias causas da pobreza. É o desemprego esperado e inesperado, é uma doença que tudo desgasta, é a vida luxuosa acima das possibilidades reais, é a situação difícil da crise económica, etc.
Uma outra causa da pobreza humilhante é a mais recente lei do divórcio, denunciada, há dias, pelo nosso Presidente da República, sempre muito atento à exclusão social, que se baseou também num artigo escrito por um dos jurista colaborador da elaboração dessa lei, que reconheceu ter sido um trabalho apressado.

Esta causa do divórcio age por vezes de maneira súbita: talvez uma ligação matrimonial que falhou por uma tentação sedutora, ou o orgulho de um dos cônjuges que rejeita o outro, ou por uma infidelidade que apagou o amor, ou por uma leviandade que precipita a separação conseguida com toda a simplicidade, lançando no sofrimento sobretudo a mulher, por vezes sem emprego, sem ajudas, sem subsistência.

E a quantia que é determinada pelo poder judicial, para a esposa ou para os filhos, é por vezes ridiculamente insuficiente. O divórcio atira tanta gente para o hemisfério da pobreza a caminho da miséria. Nós que por profissão, ouvimos tantos lamentos de gente divorciada, chorando a situação de enorme carência de meios para enfrentar sobretudo as despesas de saúde, de vestuário e de educação dos filhos, podemos comprovar que a pobreza aumenta na proporção directa dos divórcios facilitados pela referida lei.

Para bem de muitas famílias, temos de estar atentos.
Mário Salgueirinho

1 comentário:

  1. O divorcio parece que está na moda ver que é que mais mulheres coleciona o mesmo nas mulheres quem mais coleciona homens este mundo é mesmo um mundo cão.
    Antonio Assunção

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.