terça-feira, 15 de julho de 2008

"Recebereis a força do Espírito Santo que virá sobre vós, e sereis minhas testemunhas"

De 15 a 20 deste mês de Julho realiza-se, em Sydney na Austrália, mais uma Jornada Mundial da Juventude. O lema para a Jornada não poderia ser mais significativo do que este: "Recebereis a força do Espírito Santo que virá sobre vós, e sereis minhas testemunhas" (At 1,8).
Num período em que milhões de jovens sentem dificuldade em viver a Fé baptismal no meio de um mundo com propostas tentadoras mas opostas ao caminho de Cristo, certamente se fazem necessárias estas duas coordenadas: que eles, e através deles, todos se abram à força do Espírito Santo, e que movidos por ela todos retomem a consciência da missão fundamental dos discípulos de Jesus Cristo – ser testemunhas dele em todos os lugares e em todas as circunstâncias.
As Jornadas Mundiais da Juventude, iniciadas pelo Papa João Paulo II, tornaram-se um verdadeiro fenómeno. Basta ver o que se passou em São Tiago de Compostela, em Paris, em Roma, em Toronto, em Colónia...
E certamente a XXIII Jornada em Sidney, na Austrália, será também uma grande festa. É certo que entre os 15 milhões de habitantes da Austrália apenas 5 milhões são católicos. Com isto, em termos numéricos, os cerca de 100 mil jovens esperados não poderão "competir" com as multidões que acorreram às jornadas anteriores. Até porque a Austrália fica muito longe dos países de maioria católica. Mesmo assim, porém, com certeza este será um novo marco no revigoramento da Igreja em termos de espiritualidade, num mundo tão marcado pelo materialismo.
Serão poucos os jovens portugueses presentes nesta Jornada Mundial da Juventude de Sidney. O elevado preço da viagem intercontinental acabou por desmobilizar muitos interessados na inscrição. A Diocese que leva a maior delegação é o Patriarcado de Lisboa, com 25 jovens, seguida do Porto, com 22. Do Algarve segue uma delegação com 13 elementos e de Leiria-Fátima um grupo de 9 jovens. O Funchal leva até à Austrália oito pessoas e Lamego consegue reunir sete jovens para esta longa viagem (entre os quais a nossa Laida). Coimbra, com 5, Braga, com 3, Aveiro, Viana e Portalegre-Castelo Branco são as outras Dioceses que se fazem representar através dos seus secretariados da Juventude. Outros estarão também presentes através de Associações, Movimentos e Obras reconhecidas pela Santa Sé.
A finalidade principal das JMJ é colocar Jesus Cristo no centro da fé e da vida de cada jovem, para que seja o ponto de referência constante e a luz verdadeira de cada iniciativa e de toda a tarefa educativa das novas gerações.
Fonte: O Amigo do Povo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.