segunda-feira, 7 de julho de 2008

Vento assobiador

Por razões de trabalho pastoral, fiquei em Santa Helena na noite de domingo para segunda. Sentia-me perfeitamente esgotado e pensei cá para os meus botões: "Vai ser uma óptima noite de descanso. Está frio, as pessoas deitam-se cedo, não há barulho e este ventinho a assobiar funciona como embalador."
Deitei-me cedo, contra os meus hábitos. Rapidamente adormeci. Acordei com o vento a gritar contra as paredes da casa. Pensei que seria madrugada. Vou ver. Uma hora! "Esta bonito, está! E agora?" Não consegui adormecer até às 5 horas.
De uma lado, o vento gritava, esganiçando-se ao máximo, a cada rajada que passava - e passava continuamente. Do outro lado, a porta parecia uma dançarina doida, atirando-se barulhentamente contra o batente a cada toque do vento.
Para me levantar, estava frio; livros não tinha levado; barulho não podia fazer para não perturbar o descanso de quem dormia nos quartos ao lado. Fui rezando até se me secar a boca, como dizia a minha avó, repensei a novena da manhã, reflecti sobre as actividades pastorais... E o malandro do relógio não andava!
Quando bateram à porta para me acordar, há bastante tempo estava alerta. O barulho das pessoas, nas suas actividades matinais, havia-me acordado. A novena das 8 horas correra bem e tinha pensado reunir um grupo de pessoas para um passeio retemperador pela serra. Mas qual quê? Estava um frio de rachar!
Regressei à base, pus em ordem uma série de trabalhos e, pelo meio da tarde, subi à serra. Convivi um bocadinho com as pessoas que lá estacionam durante este tempo de novena, quer na casa da capela, quer nas tendas, e chegou a hora da novena da tarde.
Ao longo destes 17 anos, sempre me tocou o ambiente familiar que se respira entre as pessoas que demandam Santa Helena para as novenas, mormente entre aquelas que lá estacionam. As pessoas rezam, convivem, brincam, ajudam-se, passeiam... uma verdadeira família.

3 comentários:

  1. Caro amigo aqui na serra do açor mais propriamente na freguesia de aldeia das dez pertinho do Santuario de Nossa Senhora das PRECES vai um abraço de amizade para todos voz visitem o blog VOZ DO GOULINHO E ademirem o nosso belo santuario.
    VOZ DO GOULINHO

    ResponderEliminar
  2. MEU SOGRO QUE EU NÃO CHEGUEI A CONHECER ERA DE TAROUCA CHAMAVA-SE JOSE DE ASSUNÇÃO TENHO MUITA VONTADE DE VISITAR ESSA TERRA TALVEZ ESTE VERÃO UM ABRAÇO O VOSSO TRABALHO É MUITO BUNITO ( VISITEM A VOZ DO GOULINHO VÃO GUSTAR DE CERTEZA FAÇAM-NOS AMIGOS DO VOSSO BLOG, BOM TRABALHO UM ABRAÇO AMIGO.

    ResponderEliminar
  3. visitar este blog é ficar colado ficamos sem vontade de sair é como estar mais perto do céu junto de ti senhor OBRIGADO senhor por me teres dado a conhecer esta maravilha.
    antonio assunção

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.