terça-feira, 22 de julho de 2008

Convicção e tolerância

Numa sociedade democraticamente amadurecida, a tolerância impregna o seu quotidiano.
Em virtude da globalização, dos movimentos migratórios e das novas tecnologias, vivemos numa sociedade multi-cultural e multi-ética. Raças, culturas, etnias, modos de vida diferentes, opções de vida diversificadas, cruzam-se hoje no nosso dia-a-dia. Ou há tolerância e respeito pelo diferente ou o choque, mais ou menos violento, pode acontecer, como a situação na "Quinta da Fonte" revela claramente.
Ao lado da violência, vão surgindo outras situações também elas portadoras de racismo e de intolerância, como o riso de soslaio, a piada de mau gosto, o comentário rasca, a pose de indiferentismo ou de superioridade...

Mas tolerância não quer dizer demissão. Demitirmo-nos dos nossos valores, da nossa maneira de estar e encarar a vida, dos nossos sentimentos... não é respeito pelos outros, é aniquilamento.
Parece que é o que se passa hoje. A maioria demite-se, não quer saber, e deixa as coisas na mão de minorias aguerridas que aparecem por todos os lados e fazem criar a sensação de que são o pensamento reinante.
Convictos e decididos seremos mais merecedores do respeito dos outros e respaitamos melhor os diferentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.