terça-feira, 6 de maio de 2008

Brasil, um país fascinante

Chegaram-me hoje saudades do Brasil. Estive lá poucos dias, vi apenas uma pequeníssima parte. Mas gostei demais.
Então as Cataratas do Iguaçu são qualquer coisa de maravilhoso! Inesquecíveis. Nunca havia imaginado coisa assim. Desejo voltar. Oxalá seja possível.
Como esquecer Porto de Galinhas e os seus famosos buggys, as águas tépidas e serenas do mar! Fantástico.
Ter estado diante dos restos mortais do imortal D. Hélder Câmara e percorrer as cidades de Olinda e Recife onde ele foi Bispo, é algo que ainda hoje me arrepia.
Rio de Janeiro. Um vulcão de sensações me invade. Belezas naturais fantásticas envolvem em simultâneo a modernidade e a pobreza, fazendo conviver bairros elegantes com as favelas. Mas Copacavana é mesmo uma avenida linda junto ao mar. Interessante, não senti medo nem insegurança. Claro que o tempo foi pouco, os conselhos mais que muitos, andámos sempre em grupo, não fomos para zonas mais problemáticas.
Os brasileiros com quem nos cruzámos foram maravilhosos, simpáticos, afáveis, alegres.
As perguntas que lá fiz continuam a perseguir-me. Como é possível aquele imenso país, a quem a Natureza dotou tão prodigamente, ter tanta pobreza? Que falta ao Brasil para ser um colosso mundial? Eu penso que nada. Porventura, como cá, políticos e políticas capazes.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.