sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Falta uma cultura cristã nas pessoas que se aproximam da Igreja

O Bispo de Santarém considera que a participação de muitos dos fiéis nos Sacramentos da Igreja se deve a "razões de natureza sociológica, antropológica ou de hábitos tradicionais".

"A forma de pensar e de agir das pessoas em geral não reflecte hoje uma cultura cristã. Pedem ritos sacramentais mas não estão iniciadas na fé cristã", aponta.

"Numa cultura resistente aos valores cristãos, é necessário viver a fé no interior do coração, com convicções próprias e com uma experiência pessoal, ou seja, numa relação de amizade, confiança e obediência ao Senhor", alerta.

Numa cultura de tradição cristã, lembra D. Manuel Pelino, "bastava ensinar e explicar a doutrina católica. Hoje é necessário introduzir os homens e as mulheres do nosso tempo no mistério da vida cristã que é comunhão com Cristo, fonte de esperança e de amor".

"A transmissão da fé passa pelo testemunho pessoal e comunitário dos crentes, fundamentada numa experiência vivida, como aconteceu com os primeiros discípulos de Jesus", indica.

in ecclesia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.