quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Quando o poder sobe à cabeça

Hitler chegou ao poder por via democrática. Só que nunca mais o largou, com uma infindável lista de crueldades, mortes, horrorres.
Não foi caso único, infelizmente.
Mesmo em plena democracia, quantas diferenças entre o que se era antes e o que se é quando se ascende ao poder!
Lembram-se daquela pessoa simpática, acolhedora, moderada que aparecia na TV, conjuntamente com Santana Lopes, a fazer comentários políticos?
Lembram-se dessa mesma pessoa a disputar com Manuel Alegre e João Soares a liderança do seu partido? Pessoa moderada, abrangente, tolerante, não era?
Certamente sabem de quem estou a falar: José Sócrates.
Apanhou-se com maioria absoluta, viu-se com uma oposição mais do que fraca, e o resultado? Arrogância, obstinação, propaganda, muita prepotência, promessas por cumprir, mudanças por explicar, maus ministros... Comporta-se como um deuzinho...

Mas não é só o caso. Noutras circunstâncias e noutras instituições, há gente que procede da mesma maneira ou ainda pior.
Pessoas simpáticas, dialogantes, tolerantes que, por terem sido nomeadas ou eleitas para um cargo de responsabilidade se transformaram completamente. Parece que têm o "deus na barriga", deixando que o poder lhes subisse à cabeça. São agora ensimesmadas, fechadas em si, de poucas palavras, mais papistas que o papa, arrogantes, donas da verdade, autoritárias, autistas.
Não conhecem? Certamente que sim. Eu também. Pululam pelo poder nacional, local ou regional, pelas instituições, associações, escolas, comissões, organizações, hospitais , etc...
Mal esta gente sabe que, ao proceder desta maneira, não tem vocação para gerir democraticamente o poder. Pessoas deste jaez, nunca deveriam ser renomeadas ou reeleitas para qualquer cargo de responsabilidade. São democraticamente inaptas.

Ah! Felizmente, encontramos pessoas que lidam muito bem com o poder. Sem prescindir das suas responsabilidades, continuam a ser as pessoas maravilhosas que eram antes.

2 comentários:

  1. Eu e mais um grupo de amigos andamos a fazer um trabalho sobre tarouca,mais ou menos sobre os aspectos de interesse num documentario para Area de Projecto, nos queriamos filmar dentro da igreja de s. Pedro de Tarouca e a senhora que está responsavel interrogou-nos sobre se tinhamos alguma autorização. E nós la pegamos na camara e no tripé, e viemos embora ficando a pensar a quem e de que maneira pedir essa autorização. E aqui fica a nossa duvida...

    ResponderEliminar
  2. Este blog é um blog pessoal, não institucional. Por isso acho a questão deslocada.
    Se alguém se quer dirigir à instituição, esta tem um site.
    Nesse site, logo que as pessoas se identifiquem correctamente, certamente terão uma resposta.
    Penso contudo que questões do tipo da que foi colocada pelo anónimo, resolvem-se presencialmente e não pela net.
    Respeitosamente,
    Asas da Montanha

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.