sábado, 21 de maio de 2016

Jornada Diocesana da Juventude 2016 - Impressões

Em 20 e 21 de maio, decorreu em Tarouca a Jornada Diocesana da Juventude.
Pode ver mais sobre o evento AQUI e AQUI.

1. A Vigília na Igreja Paroquial de Tarouca correu muito bem. Ritmo adequado, simbologia percetível, palavra clara, tempo certo, boa participação, ambiente propício e acolhedor. Bem pensada a largada de balões no fim da cerimónia e no adro da Igreja com as Bem-Aventuranças.
2. No dia 21, na Serra de Santa Helena, o tempo surgiu matinalmente prometedor. Só que a promessa não se cumpriu e apareceu um vento frio e desagradável. A Serra é assim...
3. As atividades antes da Eucaristia correram bem, o que em muito se fica a dever à equipa organizadora da Jornada. Seu entusiasmo, dedicação e energia foram contagiantes.
4. A Eucaristia, pese o desagradável do tempo, correu bem. Os cânticos foram condignamente dinamizados pela equipa que os preparou, estiveram bastantes sacerdotes, o senhor Bispo aproveitou muito bem as circunstâncias climáticas para criar bom e agradável ambiente, propício à receção da Palavra.
5. Graças à colaboração de vários padres, houve um tempo de confissões e, pelo que ouvi e vi, foram bastantes os jovens que se aproximaram do Sacramento da Reconciliação. Mais do que em anos anteriores. Talvez por se estar a viver o Ano da Misericórdia...
6. A tarde recreativa correu bem apesar do tempo continuar antipático. Os grupos que estiveram em palco souberam prender os jovens presentes e fazê-los participar.
8. A cerimónia da despedida, com intervenções de jovens, englobou uma pequena encenação sobre a vida de Santa Helena, o que sempre toca, sobretudo as gentes desta localidade. Foi também benzida uma cruz em pedra, oferecida ao recinto do Santuário, pelos jovens de Granja Nova e Vila Chã da Beira. Finalmente foi anunciado que a Zona Pastoral de Cinfães será a organizadora da próxima Jornada da Juventude. A partida deu-se com o acolhimento  da Cruz da Jornada pelos jovens de Cinfães, sendo-lhes esta entregue pelos jovens de Tarouca.
9. parabéns aos jovens do concelho de Tarouca que tão bem prepararam a Jornada. Pela alegria, dedicação, abertura a outros grupos, entusiasmo, competência.
Obrigado pelo testemunho alegre da vossa fé em Cristo.
Seja-me permitida uma palavra de especial afeto para com os Arautos da Alegria, Grupo de Jovens da Paróquia de S. Pedro de Tarouca. Deixai que vos diga isto, cá do fundo da alma: sois fantásticos! Temos que continuar, sempre, sempre.
Para o P.e Bráulio, responsável diocesano pela pastoral juvenil, os meus parabéns! Belíssimo trabalho. O P.e Adriano, que detém o pelouro arciprestal da pastoral jovem, fez também um esplêndido trabalho.
10. Realizações deste tipo exigem muitas despesas, muitos meios, muitos serviços. Os jovens são normalmente "tesos". Por isso se bate à porta de quem possa ajudar. À câmara Municipal, às Juntas de Freguesia, às empresas, à Comissão e pessoas que tão nobremente colaboram, os meus parabéns.
11. Só houve rosas? Penso que não. Esperava ver   mais jovens a participar na Jornada. Segundo ouvi, o número tem decrescido de ano para ano. A baixa natalidade não explicará tudo. É preciso que os jovens sejam mais apóstolos junto dos da sua idade, que se abram mais aos outros. Há muito a fazer também neste campo pastoral.
12. Vi jovens a participar empenhadamente. Mas também vi alguns desinteressados, Bastante à margem das atividades como quem fez da Jornada apenas um passeio...
13. É certo que o tempo não ajudou. Mas é preciso respeitar mais os tempos de silêncio, mormente na Eucaristia. Sobretudo para o fim, o barulho salientava-se...
14. Também a equipa diocesana precisa de ser alargada para corresponsabilizar mais gente e para não sobrecarregar as equipas concelhias que acolhem a Jornada.
15. Um trabalho desta envergadura que decorre numa zona pastoral diz respeito a todo o arciprestado. Os sacerdotes da zona pastoral de Tarouca estiveram presentes e deram o seu contributo. Mas que se saiba o Arciprestado não é formado apenas pela zona pastoral de Tarouca...

Sem comentários: