sexta-feira, 27 de novembro de 2015

CONCURSO DE POESIA 2016



REGULAMENTO
1 O Grupo Disciplinar de Português leva efeito, no ano de 2015/2016, o “I Concurso de Poesia", como forma de promover a criatividade no campo da poesia e de incentivar o gosto pela escrita/leitura da poesia; desenvolver competências de Literacia e interesse pela leitura e escrita.
Art.º 2º - Modalidades.
1 - A modalidade a Concurso é a Poesia.
1.1   - A modalidade Poesia contempla qualquer versão inédita, de tema livre, em poesia, com os limites entre 2 e 3 páginas dactilografadas, em formato A4. Está escalonado por fases etárias e anos de escolaridade (do 5º ao 12º anos) e comunidade em a geral.
A. Escalão A – 5º ano
B. Escalão B – 6º ano           
C. Escalão C – 7º ano
D. Escalão D – 8º ano
E. Escalão E – 9ºano
F. Escalão F – 10º ano
G. Escalão G – 11º ano
H. Escalão H – 12º ano
I. Comunidade Educativa
J. Comunidade (com textos publicados)
1.1.2. Relativamente à Comunidade, devem referir se já têm trabalhos ou não editados (num sobrescrito devidamente identificado com o pseudónimo). Haverá dois grupos distintos de classificação: comunidade em geral e autores com textos/livros editados.
1.2 - Os trabalhos apresentar-se-ão com as folhas numeradas, agrafadas ou presas por qualquer outro processo similar, devendo obedecer às seguintes normas de apresentação:
1.2.1 - A letra a utilizar será do tipo “times new roman” ou equivalente, com tamanho 12.
1.2.2 - A separação entre linhas será de 1,5 espaços.
1.2.3 - Um poema poderá ocupar mais do que uma página, mas não poderá haver mais do que um poema por página.

Art.º 3º - Apresentação de Candidaturas.
1.Podem candidatar-se todos os alunos da Escola e da Comunidade.
2 - É possível o mesmo candidato concorrer com vários trabalhos. Contudo, cada trabalho deverá ter um pseudónimo diferente e respeitar sempre as alíneas 1.1, 1.2 do número 1 do Art.º 2.º.
3- Os trabalhos serão obrigatoriamente apresentados na língua portuguesa.
4 - Os trabalhos concorrentes deverão manter-se inéditos.
5 - Os trabalhos deverão ser enviados até ao dia 23 de março (data do correio) e dirigidos a:
Escola Básica e Secundária Dr. José Leite de Vasconcelos de Tarouca (Ao cuidado da Coordenadora da Biblioteca) ou, no caso dos alunos, da Escola, ser entregues na Biblioteca, até esse dia.
5.1. Os trabalhos inéditos (apenas com o pseudónimo) devem de igual modo entregues na Biblioteca da Escola Sede, ou enviados por correio, num sobescrito fechado, do qual conste apenas o pseudónimo.
6. Os originais dos trabalhos deverão ser enviados num único sobrescrito, identificados com pseudónimo, mencionando a categoria a que concorrem, para a direcção referida no número anterior e com a indicação ”Concurso de Poesia”.
7. Cada trabalho (conjunto de 2 exemplares) será acompanhado de sobrescrito fechado contendo no exterior o pseudónimo do autor e, no interior, uma ficha de identificação com os seguintes elementos: nome, idade, nacionalidade, naturalidade, profissão, local de residência, telefone ou endereço electrónico e fotocópia do Bilhete de Identidade ou documento equivalente (se não for aluno).
7.1 - O nome próprio do concorrente não pode constar em lugar algum, a não ser na ficha de identificação a incluir no sobrescrito fechado.
8 - Não poderão ser candidatos a este concurso os membros do júri.
Art.º 4º- Organização
1 - Só serão abertos os sobrescritos de identificação relativos aos trabalhos premiados, após decisão do júri.
Art.º 5º- Júri
1 - Os prémios serão atribuídos por um júri de selecção, que avaliará todas as composições literárias concorrentes.
2 - O júri será constituído por cinco elementos: a professora responsável pelo concurso; dois professores, de outro Departamento; um elemento do Órgão de Gestão e um representante da Câmara Municipal que serão convidados a integrar o júri.
3- A atribuição dos prémios, um para cada Escalão, será decidida por maioria de votos, reservando-se ao júri o direito de não atribuir prémio em qualquer das modalidades se a qualidade dos poemas assim o justificar.
Art.º 6º - Divulgação dos Prémios.
      1 - A decisão do júri, de que não haverá recurso, será tornada pública e divulgada através do
Jornal da Escola e do site oficial da Escola.-  
2 - A apresentação dos trabalhos premiados e a entrega dos prémios será efectuada na festa de encerramento de atividades escolares, no final do ano.
3 - Os prémios serão entregues, pessoalmente, aos vencedores ou aos seus representantes, no dia da festa de encerramento do ano letivo.
Art.º 7º - Prémios
1 - Os trabalhos vencedores em cada uma das modalidades serão publicados no Jornal da Escola e no site oficial da Escola.

A Professora responsável pelo projeto, 
                                                                           Leónida Oliveira 
                                                                                      (Grupo disciplinar de Português
                                                      Escola Básica e Secundária de Tarouca, 12 de outubro 2015

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.