domingo, 1 de novembro de 2015

BEM-AVENTURADOS OS MORTOS QUE MORREM NO SENHOR (Ap. 14,13)


O dia 2 de novembro é dedicado aos fiéis defuntos.
Neste dia, toda a igreja celebra a comemoração dos fieis defuntos. Nós cristãos, não devemos chamar finados, pois finado quer dizer aquele que chegou ao fim, e nós cristãos acreditamos na ressurreição. Então, neste dia nós celebramos a vida e a ressurreição de Jesus.


Proclamamos no CREDO:
- "Creio em um só Senhor, Jesus Cristo (...) que Ressuscitou ao terceiro dia (...)  e subiu aos Céus (...). De novo há-de vir cheio de glória, para julgar os vivos e os mortos."
- "Creio na Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica."
- "Espero a ressurreição dos mortos e a vida do mundo que há-de vir."


O Dia de Fiéis Defuntos não é dia de luto e tristeza. É dia de mais íntima comunhão com aqueles que «não perdemos, porque simplesmente os mandámos à frente» (S. Cipriano). É dia de esperança, porque sabemos que os nossos irmãos ressurgirão em Cristo para uma vida nova. É, sobretudo, dia de oração. É que “uma lágrima evapora-se,  uma flor murcha, só a oração chega ao trono de Deus.” (Santo Agostinho)


"Não chores por mim!", dir-nos-ia um ente querido ao coração.
“ Se me amas, não chores por mim
Se conhecesse o mistério insondável do céu onde me encontro...
Se  pudesse ver e sentir o que eu sinto e vejo nesses horizontes sem fim e nesta luz que tudo alcança e penetra,  jamais chorarias por mim.
Eu estou agora absorvido pelo encanto de Deus, pelas suas expressões de infinita beleza.
Em confronto com esta nova vida, as coisas do passado são pequenas e insignificantes.
Conservo todo o meu afeto por ti, com aquela ternura que sempre nos devotamos.
O amor que te dediquei permanecerá na eternidade, íntegro e forte...
Pensa em mim em plena alegria da vida, pois nesta maravilhosa morada não existe a morte.
Se verdadeiramente me amas, não chores por mim.
Eu estou em paz.”

(Santo Agostinho)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.