terça-feira, 14 de outubro de 2014

Inveja - um sentimento completamente inútil


Inveja é o desejo de possuir um bem que pertence ao outro. É um sentimento de inferioridade e de desgosto diante da felicidade do outro. É um sentimento de cobiça da riqueza, do brilho e da prosperidade alheia.
A inveja é o desejo constante que algumas pessoas sentem ao almejar a todo custo as conquistas da vida alheia, é desejar o que o outro possui ou realiza.
A inveja está intimamente ligada ao ciúme, no momento que produz desgosto ou tormento ao indivíduo que almeja possuir algo que pertence a outro indivíduo.
A expressão popular 'dor de cotovelo' é usada para indicar que alguém está com inveja ou ciúme do outro, pois perdeu algo ou alguém para outra pessoa.
Para a Igreja Católica, a inveja é um dos sete pecados mortais e contra ela se prega a virtude da caridade e o amor ao próximo.
 
Alguns objetos são usados como amuleto ou talismã contra a inveja e o mau olhado, entre eles, o pé de coelho, a figa, a ferradura etc. Acredita-se que eles podem trazer sorte e proteger as pessoas de qualquer energia negativa direcionada pela inveja e mau olhado.  Claro que, nestas coisas, cada um acredita no que acredita. Só conheço um amuleto válido contra a inveja. É expulsá-la do coração, nem sequer lhe permitir que entre a porta da nossa vida.


A inveja abre as portas  à infelicidade, ao lume da auto-destruição, à revolta inútil, ao mal-estar. O invejoso desagua a sua infelicidade sobre os outros. Nos gestos, atitudes, palavras e ações. É como um vulcão cuja lavra destroi tudo por onde passa. O invejoso não liga a meios para atingir os seus fins: fofocas, invenções, má-língua... O invejoso chega a deixar de falar à pessoa que inveja e é capaz de chegar a cometer crimes horrendos...

Que lucra alguém em cultivar a inveja? Será que ter inveja de uma pessoa gira me torna mais giro(a)? Será que por invejar o carro do vizinho me cai aos pés um igual ou melhor do que o dele? Será que por invejar uma pessoa engraçada que me torno engraçado(a)?
A inveja é completamente inútil e manifestação de inferioridade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.