quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Arrancou a Campanha da Baga do Sabugueiro em Tarouca

Arrancou na passada semana, dia 13 de agosto, a campanha de recolha e transformação da baga do sabugueiro, na Regiefrutas, em Dalvares, que se prolongará até meados de setembro.

Diariamente, centenas de produtores de baga de sabugueiro, que ao longo do tempo têm evidenciado um maior interesse pelo produto, adotando medidas para disciplinar a sua produção, organizar o setor e garantir a sua capacidade competitiva, dirigem-se à Regiefrutas para ali depositarem a baga,que posteriormente será exportada para a Alemanha e Holanda.

Nesta segunda semana de recolha, pode-se já aferir que a atual produção apresenta níveis de brix satisfatórios, sendo esperados cerca de 380 produtores, do meio milhar de sócios da unidade.

Neste investimento de apoio ao setor agrícola, tem sido valioso o empenho incondicional da Direção Regional de Agricultura do Norte, que tem estado sempre ao lado da valorização deste tão importante produto, que é uma das fontes de riqueza desta região, nomeadamente dos concelhos de Tarouca, Armamar, Lamego, Tabuaço e Moimenta da Beira.

De salientar que a região do Varosa detém excelentes condições endafo-climáticas propícias à cultura da baga de sabugueiro, sendo a Regiefrutas uma estrutura local de extraordinária importância, pois com a aposta na exportação proporciona-se rendimento económico para os agricultores que têm a baga como fonte complementar de receita, aposta-se nos recursos endógenos, aproveitando os terrenos agrícolas, garantindo assim uma excelente oportunidade para proporcionar o desenvolvimento local.

Gabinete de Informação, Relações Públicas e Turismo
Câmara Municipal de Tarouca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.