domingo, 3 de abril de 2011

Vândalos à solta

É uma vergonha e prova provada de menor idade cívica. Apedrejamento - ou tentativas - de autocarros de clubes e de carros de dirigentes clubísticos, ataques a casas de clubes em diversas localidades do país.. Pedras e bolas de golfe atiradas contra adeptos que circulam em algumas estradas, arremesso de objectos perigosos para dentro do relvado...
Para já não falar na violência verbal, traduzida em palavreado, palavras de ordem e cânticos,  no insulto e na provocação gravados nas paredes.

Até quando será permitida esta situação? Até que apareçam vítimas mortais?
E não vale a pena atirar com a responsabilidade toda para cima dos agentes da autoridade. Penso que os maiores responsáveis são alguns  dirigentes dos clubes que não param de incendiar o ambiente. Estes é que têm de ser devidamente responsabilizados pelo clima de violência que se vive no futebol, não são porque incendeiam o ambiente, mas também porque não actuam devidamente junto dos apaniguados dos seus clubes. Ora na actual crispação que a crise potencia, qualquer palavra ou atitude de um dirigente ou responsável técnico é um barril de gasolina despejado na fogueira da insatisfação e da revolta sociais.

Há mais vida para além de um jogo de futebol. Muito mais, felizmente.
Que as pessoas exteriorizem as suas paixões clubísticas, que o futebol sirva de válvula de escape para a pressão social que se vive, até será compreensível. Mas as ofensas a clubes concorrentes, as pedradas, a violência física, a destruição de bens alheios, o fanatismo resolvem alguma coisa?  Por que motivo comprometer o presente e o futuro, próprio ou alheio, por cauda da rivalidade futebolística?
Façamos do futebol uma festa, um espectáculo, exijamos aos atletas e treinadores que ofereçam grandes desafios de futebol, deixemos que seja o mérito das equipas a ganhar dentro do campo, reclamemos constantemente pela clareza e verdade desportivas. Então as vitórias darão outro prazer e as derrotas não terão o paladar  de tragédia.
Se a vida diária já é uma luta, vamos carregá-la ainda mais ao domingo por causa de uma partida de futebol?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.