quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Ano novo difícil

 
Começamos mais um novo ano e todos dizem que vai ser ainda mais difícil que o ano passado.
Alguns até anunciam o fim do mundo para 12-12-2012. Mas como explicou o Papa, «o cristão não tem de ter medo do futuro nem sequer do fim do mundo, pois Cristo está do seu lado».
O ano que passou deixou muitas sombras negras: desemprego, pobreza, fome, doenças e epidemias agravadas pelas condições de miséria, guerras, conflitos armados. E como se não bastasse, o aumento dos crimes contra pessoas e bens.

Amargura-nos a consciência de impotência que sentimos perante essas duras realidades. Mas o derrotismo e o pessimismo não constróem. Por isso mantenhamos a esperança de que havemos de caminhar para um mundo mais humano. Um mundo em que a guerra, o terrorismo e toda e qualquer forma de violência – física, psicológica, moral – irão perdendo terreno; em que o fosso entre ricos e pobres irá diminuindo; de que a fome, a doença e qualquer outro flagelo imposto pelo homem serão banidos; em que os mais desfavorecidos merecerão mais atenção; em que as crianças poderão ser plenamente crianças; em que virtudes como o amor, a tolerância, a fraternidade se irão impondo... E não pensemos que isto é irrealismo.
A esperança cristã diz-nos que o mal não levará a melhor. Deus está connosco. Esforcemo-nos por ajudar os que precisam. Trabalhemos por um mundo mais justo e humano. Façamos o que está ao nosso alcance e Deus nos ajudará nesse esforço de construir um mundo melhor.
A nossa sociedade de consumo está a ser abalada. Mas isso também tem aspectos positivos. Até o verdadeiro sentido do Natal se ofuscou numa tal sociedade. O que é o Natal para muita gente? São as prendas, a ceia em família e coisas semelhantes.
Como disse Bento XVI, é necessário rezar «para que o mundo seja profundamente transformado, que comece a civilização do amor, que chegue um mundo de justiça e de paz, sem violência, sem fome. Queremos tudo isso: e como poderia acontecer sem a presença de Cristo?».
A renovação do mundo vai exigir sofrimento a muita gente. Mas esperemos que esse sofrimento não seja em vão.
In O Amigo do Povo

1 comentário:

  1. Convido a todos a participar da inauguração de um blog feito especialmente para mulheres, dia 1º de Janeiro de 2012. Conto com sua presença!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.