quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Há quem parta, ficando; há que fique partindo

Minha mãe partiu no domingo para a casa do Pai.

Inesperadamente. Uma hora depois de ter sorrido e acariciado os netitos, foi encontrada por estes no cais de partida para os braços do Pai.

Nesse domingo, acabara de chegar da Eucaristia em Santa Helena, quando repara no telemóvel. E ali estava a notícia: nossa mãe faleceu! Parecia brincadeira de mau gosto! Ou seria que não estava a compreender a mensagem!? Liguei. A confirmação veio entre lágrimas. Fulminante. Parecia que o coração ia estoirar. Procurei serenar e deixar que o meu pensamento voasse até Deus para lhe dizer um breve, sentido e profundo obrigado pela mãe extraordinária que me havia dado.

A tarde e a noite de domingo, segunda e terça foram dias marcados pela emoção e pelo sofrimento a que a certeza da Ressurreição deu sentido.

Minha mãe partiu. Mas ficou. No testemunho e entrega de uma vida que sempre falou muito mais pelo testemunho do que pelas palavras, como se estas indissessem o encanto de viver servindo sempre, incondicionalmente, até ao limite humano.

Partiu como viveu. Em plena discrição, sem dar nas vistas, serenamente. Agarrada ao seu terço.

Afinal aquele coração, que exames médicas e pareceres dos clínicos indicavam ser fantástico, traiu-a. Talvez para mostrar melhor esse outro coração que nunca se cansou de amar intensamente. Mas esse ninguém o mata. Está nos seus familiares e amigos e, sobretudo, navega no mar imenso da ternura de Deus.

Obrigado , princesa! Estarás pertinho de mim, porque imersa em Deus.

Obrigado, princesa! Foste um espírito franciscano no teu desprendimento, no teu amor à natureza, no teu amor a Deus e ao próximo.

Perdoa, mãe, por tanto que deste sempre e por tão pouco que te dei.

Como eu te amo!

------------------------------------------------

À NOSSA AVÓ

Em homenagem à nossa avó que era bondosa, carinhosa, amorosa, gentil e alegre. Ela ficará sempre no nosso coração.

~---------------------------------------------------------------------


A nossa avó

É a melhor flor do nosso jardim.

Que sempre nos ama,

Com ou sem fim.

---------------------------------------


Aqui ao nosso lado,

Nunca desistiu de sonhar.

Agora a guiar-nos

O mundo vai encantar.

-------------------------------


A nossa avó,

É uma pessoa que nunca esqueceremos.

E no nosso coração

Sempre a amaremos.


6 comentários:

  1. Uma perda imensa, para quem a sentiu. As minhas condolências.

    ResponderEliminar
  2. Mais um lá no alto a zelar por nós, a interceder por nós!

    Eu já perdi o meu querido Pai e percebo a dor que está sentindo... Mesmo sendo Padre e sabendo que que a Mãe partiu ao Encontro é tão difícil... Nestes momentos a nossa finitude torna-se demasiado evidente, o fútil solta-se de vez e a necessidade de Deus aumenta! Comigo aconteceu assim.

    Um forte abraço em Cristo, Padre

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigado a todos. Unidos a Cristo, na comunhão dos seus eleitos.
    Muita paz.

    ResponderEliminar
  4. Sinto mtu por vc!
    e sei ke ela olha por vc 25h por dia!
    Bejinhus...

    ResponderEliminar
  5. Sr. Padre, os minhas mais sinceras condolências.Como sabe, estou um pouco longe,mas não quero deixar de lhe dar uma palavra amiga neste momento de dor.Palavra de força e de coragem para seguir em frente com a nobre tarefa de pastor das ovelhas.É um excelente pároco e óptima pessoa,motivo de orgullho para a sua mãe,que continuará a rezar por si. MARTA GOMES

    ResponderEliminar
  6. sei q naõ deve estar a ser fácil ,estes dias ......mas a vida está-nos sp a desafiar ....e é enfrentando esses desafios e CRESCEMOS ....
    Estou consigo

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.