quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Melhoramentos na Igreja Paroquial

Pintura do Túmulo Manuelino

O Túmulo Manuelino é um ex-libris da Igreja de Tarouca. Muitos turistas e estudiosos aqui se dirigem para o contemplar, observar e estudar.

Estava, contudo, em mau estado de conservação, sobretudo a pintura. Felizmente, apareceu um mecenas, o sr. António Lopes, que ofereceu o dinheiro para o restauro da pintura. A ele o nosso profundo agradecimento.

Contactado o IPPAR, este enviou-nos o Caderno de Encargos para restauro da pintura em causa. Em Maio de 2008, a Fábrica da Igreja convidou as doutoras Ana Patrícia Lourenço e Ana Carla Roçado a apresentarem uma proposta para a realização dos trabalhos, de acordo com o referido Caderno de Encargos. Esta foi enviada ao IPPAR que respondeu, dizendo que estavam “reunidas as condições para avançar desde já com o trabalho”.

Assim, na segunda metade de Agosto, iniciaram-se os trabalhos de conservação e de restauro da pintura mural do arcossólio.


Electrificação
A electrificação da Igreja de Tarouca estava um perigo. Muito antiga, não oferecia condições mínimas de segurança. Fios sem protecção e velhas caixas de derivação a vaguearem por cima do tecto do templo punham este em constante sobressalto quanto à possibilidade de um incêndio destruidor.
Quando se procedeu à substituição do telhado e se pôde ver claramente a situação da electrificação, ficámos todos seriamente preocupados. Então o Conselho Económico fez um pedido urgente ao senhor Presidente da Câmara que, gentilmente, compreendeu a nossa apreensão e mandou rever toda a instalação eléctrica.
A ele e à Câmara Municipal o nosso sincero agradecimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.