segunda-feira, 11 de julho de 2016

Falta-nos ganhar outros campeonatos!


Que me lembre, os portugueses ganharam 4 títulos europeus neste início do século XXI. O Futebol Clube do Porto venceu a Liga Europa duas vezes(com José Mourinho e Villas-Boas) e a Liga dos Campeões (com José Mourinho). A Seleção Portuguesa acaba de se sagrar Campeã da Europa (com Fernando Santos).
Claro que falo apenas de futebol e de futebol sénior.


Faltam-nos ganhar outros campeonatos em cuja classificação Portugal tem andado bem cá pelo fundo da tabela neste início do século XXI.
Falta-nos ganhar o campeonato do emprego, da produtividade, do equilíbrio das contas públicas, do endividamento externo, da solidez bancária, da desburocratização, do desenvolvimento económico, da luta contra a corrupção.
Os portugueses estão a vibrar - e de que maneira! - com o êxito da seleção nacional. Também porque assim esquecem, por momentos, a má classificação nos outros campeonatos.
Mas se somos Campeões Europeus em futebol, o que nos impede de sonhar com a vitória noutros campeonatos que afetam diariamente as nossas vidas?
Será que os treinadores vencedores nada terão a ensinar aos nossos políticos?
Será que os nossos empresários e trabalhadores não terão nada a aprender com os nossos jogadores?
Será que os portugueses não terão capacidade e vontade de se mobilizar em tornos dos outros campeonatos como as que demonstraram em relação à seleção?
Será que as nossas estruturas financeiras, laborais, económicas nada terão que aprender com a estrutura da  Federação Portuguesa de Futebol?
Temos muita festa para fazer todos juntos, mas precisamos, todos juntos, de ganhar outros campeonatos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.