terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Como vai ser chamado Bento XVI após o final do seu pontificado nesta quinta-feira?



Como Vai ser chamado Bento XVI após o final do seu pontificado nesta quinta-feira?
Vai ser chamado “Papa emérito”.

Que títulos manterá?
Joseph Ratzinger manterá os títulos de “sua santidade Bento XVI”, “Papa emérito” e “Romano Pontífice emérito”.

Como vestirá?
Bento XVI vai manter a “batina branca simples” como vestimenta, mas deve deixar de usar a 'mozeta' (capa curta que cobre os ombros) e os habituais sapatos vermelhos que o acompanharam desde 2005, quando foi eleito Papa.

Que acontecerá ao anel do pescador e o selo de chumbo do pontificado?
O anel do pescador e o selo de chumbo do pontificado, insígnias oficiais do Papa, vão ser “anulados” pelo cardeal camerlengo. D. Tarcisio Bertone, e os seus colaboradores.
O gesto tem o significado de sublinhar que no período da Sé vacante ninguém pode assumir prerrogativas próprias do bispo de Roma.
Feito em ouro, o Anel do Pescador tem uma representação de São Pedro num barco, a pescar, e o nome do Papa em volta da imagem.
O Papa já não utilizará o anel do pescador, mas vai utilizar outro anel.

O que é a Sé vacante?
A Igreja Católica entra esta quinta-feira, depois das 20h00 de Roma (menos uma em Lisboa),  no período de Sé vacante - tempo entre o fim do pontificado e a eleição do novo Papa.
O cardeal decano, D. Angelo Sodano, vai enviar na sexta-feira uma “carta de convocação” aos cardeais para as congregações gerais, órgão interino de governo da Igreja.
“É verosímil que as congregações comecem após o sábado e o domingo [2 e 3 de março], o mais rapidamente possível”, afirmou o padre Federico Lombardi.
A data de início do próximo Conclave vai ser determinada durante estas reuniões gerais [congregações] de cardeais.
O Conclave, palavra com origem no latim 'cum clavis' (fechado à chave), pode ser definido como o lugar onde os cardeais se reúnem em clausura para eleição do Papa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.