domingo, 24 de fevereiro de 2013

De um estádio chega-nos uma bonita mensagem


Decorria o F.C. Porto-Rio Ave, que os portistas vieram a vencer por 2-1.
A certa altura, é assinalado um penalty contra o Rio Ave, com o resultado em 0-0. Jackson Martínez na cobrança, estádio em suspenso e um momento de irritação pura, quando o colombiano quis imitar Panenka e guarda-redes do Rio Ave nem se mexeu, fazendo a defesa mais fácil e inteligente da sua carreira. Parte do Dragão desnorteou-se e virou-se contra o seu goleador.
Mais à frente, e já com o Porto a perder, novo penalty contra o Rio Ave. Lucho González, capitão portista, recuperou o finalizador do F.C. Porto com uma ação simples, sem bola. Ao segundo penalty, deu ao colombiano Jackson Martínez   a possibilidade de redenção. Os adeptos gostaram. Mais à frente, o goleador marcaria mesmo o golo da vitória.
No fim do jogo, Jackson Martínez pediu desculpas aos colegas e adeptos pelo penalti falhado e acrescentou: «Agradeço a confiança dada pelo Lucho, demonstra o grupo que somos».

Sublinho a atitude humilde e frontal de Jackson Martínez. Reconheceu que errou e pediu desculpas sem entrar por caminhos de auto-desculpabilização. Assumiu que errou.
Sublinho a nobre atitude de Lucho. Não recriminou, não acusou, não deminuiu, não expôs na praça pública o erro do seu colega. Incentivou, apoiou, ajudou. Resultado? Jackson marcou os dois golos da vitória da sua equipa. O espírito de grupo saiu reforçado, o "pecador" foi "redimido".

Quanto teremos todos a aprender com esstes gestos, belos e nobres, destes excelentes futebolistas!!??
Mesmo dentro da Igreja. Eu diria mais: a começar pela Igreja.
Como contrasta a nobreza dos gestos destes dois atletas com o mundanismo de certas atitudes de gente da Igreja, exaustivamente expostos na comunicação social ultimamente!

Não seria muito melhor a vida das pessoas e das comunidades se se soubesse pedir perdão e se se soubesse perdoar, levantar, imprir rumos de esperança e de confiança?

Bela lição quaresmal!
Parabéns Lucho Gonzales e Jackson Martínez!

2 comentários:

  1. quero agradecer ao Sr. Padre tudo o que tem feito pela paróquia a nível de catequese. Somos os primeiros!! Estive numa reunião ontem, tudo o que foi lá falado aqui em Tarouca já não é novidade. A Sra. d. Alda falou muito bem;mas para mim há uma dúvida que não foi esclarecida por falta de oportunidade, que é a seguinte:será que a escola da fé realizada todos os meses aqui não pode ser considerada como formação também para os pais dos catequizandos?sendo isto considerado uma formação continuamos assim a ser os pioneiros. Obrigado..

    Uma amiga catequista

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde, cara catequista.
    Muito obrigado pela gentileza das suas palavras para comigo. Mas sei perfeitamente que quem merece todo o aplauso são os nossos queridos catequistas que são fantásticos. Quanto tenho que agradecer ao Senhor o dom de um grupo de catequistas assim! Interessados, dinâmicos, amigos dos catequizandos, generosos, apaixonados por Cristo, que gostam de ser Igreja.
    A Escola da Fé é para todos os adultos e jovens. Claro que os pais estão entre eles. Diria mais: os pais deveriam ser os primeiros interessados.
    Não desistiremos. Mais e pais pais hão-de aderir. Com a insistência de todos e cada um de nós, mais aderirão.
    Muita paz. Tudo de bom.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.