segunda-feira, 10 de maio de 2010

As voltas de um domingo





Inúmeros acontecimentos marcam esta semana: preparação para o Crisma, Procissão da Senhora de Fátima com a bênção dos pequeninos, Semana da Vida, Dia Internacional da Família, Jornada Diocesana da Juventude, Visita do Papa, Centro Paroquial...
O que me levou a ter muita atenção para não prolongar demasiadamente as Eucaristias, sem faltar no essencial: a Palavra de Deus.
Hoje no Teixelo celebrámos a festinha da Senhora da Ajuda. Sem Banda de Música, sem foguetes. Com fé e participação da povoação. Com a simplicidade bonita que agrada a Deus. Após a Eucaristia, mais cuidadinha, o sr. Diácono presidiu à procissão, já que tinha que vir para a Eucaristia das 11 horas, hoje com dois baptismos.
Voltei a subir ao Teixelo para almoçar com um jovem casal que havia tido a amabilidade de me convidar, descendo depois para uma reunião de pais da Profissão de Fé e da Primeira Comunhão na Igreja Paroquial, que correu bem.
Depois os pais com as catequistas ficaram a combinar uns assuntos de organização mais práticos e eu sai.
Tinha de partir para a Senhora da Lapa para tratar de uns assuntos. Foi bom entrar naquela Igreja no mês de Maria, estar uns momentos no silêncio daquela capela do Santíssimo, passar diante da veneranda Imagem da Senhora da Lapa diante da qual ajoelharam sucessivas gerações de antepassados meus e perante ela rezar à Mãe de Deus. E como poderei esquecer um dos momentos belos da minha vida sacerdotal, que foi a novena que ali preguei há uns anos!?
Foi bom falar com o sr. P.e Amorim e com a incansável Ir. Lídia a quem me unem laços de sã amizade.
Depois, aproveitei o resto da tarde e princípios da noite para ir até Vila Real. Há muito tempo que precisava de adquirir um fato, mas ia protelando... Uma familiar dizia-me muitas vezes: "Não sejas tão descuidado!Cuida-te, homem!"
Corri aquelas lojas todas e só encontrei um que me agradasse. Mas, meus amigos, está tudo caro para demónio!
Obrigado, Luis, por me teres acompanhado e, porque não gosto de conduzir, tu fizeste-o com amizade e competência.
Uma boa semana, especialmente para si, amigo visitante!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.