segunda-feira, 10 de maio de 2010

Tarouca em Moçambique

D. Alda Fernandes, seu marido e filho foram recentemente a Moçambique onde se encontram as suas duas filhas.
Transcrevo para aqui a mensagem que simpaticamente me enviou, claro, com a devida autorização.

Bom amigo:
Cheguei de Moçambique e, graças a Deus, bem.
Foi lindíssimo! Uma mistura de muita riqueza e muito luxo com muita miséria à mistura. Praias lindíssimas com paisagens que julguei só haver em filmes. Os portugueses estão em força, mas também acompanhados de muito chineses que não param de aparecer. Há muito para reconstruir, há muito para explorar.
Na véspera de vir, um grupo de Tarouca que lá reside ofereceu-nos um jantar e tanto... No fim, na despedida, ainda houve algumas lágrimas.
No primeiro domingo que passei em Maputo, fui à missa à catedral que, por sinal, é muito linda, mas o que me chamou mais a atenção, e lembrei-me da nossa juventude, foi o grupo coral constituído por jovens, muitos jovens e mais adultos. Às tantas já nem sabia onde estava, pois a alegria que eles davam aos cânticos era tal que dava a impressão que estávamos perto, muito perto de Deus. As minhas filhas fizeram questão de nos levar lá pois sabiam como eu iria ficar. Mas atenção! O respeito e a concentração eram enormes.
Foi simplesmente fantástico!
Não senti medo ao andar na rua e as pessoas foram muito simpáticas. Claro que a pobreza é muita e, mal parávamos o carro, apareciam muitos pobres a pedir esmola. Mas sempre pacificamente.
Alda Fernandes

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.