sábado, 2 de agosto de 2008

Só se vê e ouve bem com o coração!

Não faltam Bispos na Igreja, faltam sacerdotes e vocações sacerdotais. E falta-nos a todos tomarmos a sério um problema que não é principalmente nosso. Este combate não é teu mas meu, diz o Senhor. Por isso, temos de pedir ao Senhor da messe… Falta colocar as comunidades em estado de alerta para a missão e os missionários, consagrados ou leigos, no Japão ou no Bairro da Sé. Falta ajoelhar aos pés do sacrário em “Laus perene” permanente…
Diz Bento XVI: Rogai ao Senhor da messe! A messe existe…Deus necessita de homens, de pessoas que digam: Sim, eu estou disposto a ser trabalhador na messe. Não podemos simplesmente produzir vocações, elas devem vir de Deus. Nós devemos sacudir o coração de Deus para que Ele lance no coração que pede a faísca da alegria em Deus, da alegria pelo evangelho…
Temos a promessa: Dar-vos-ei pastores! E deu… e continua a dar. Mas parece que estão muitos olhos fechados à luz e muitos ouvidos surdos à voz de Deus. Só se vê e ouve bem com o coração!
Não faltam Leigos na Igreja, falta dar lugar aos leigos de modo suficiente, a tal ponto que sintam a responsabilidade não só de despertar todas as vocações mas também de se sentirem pastores da criação de Deus, como Adão e Eva no Paraíso, e membros vivos do Corpo de Cristo, a partir do baptismo.
A messe é grande! É o tempo da 5.ª evangelização da Europa. Diz o Cardeal argentino, Bergoglio:
"Os padres clericalizam os leigos e os leigos pedem-nos para serem clericalizados... É realmente uma cumplicidade pecadora! E pensarmos nós que o baptismo, apenas, poderia ser suficiente… Penso naquelas comunidades cristãs do Japão que ficaram sem sacerdotes por mais de duzentos anos. Quando os missionários voltaram, encontraram todos baptizados, todos validamente casados para a Igreja e todos os seus falecidos tinham tido um enterro católico. A fé permaneceu intacta…Não devemos ter medo de depender apenas da ternura de Deus!" (30 Dias, n.º 11, 2007, pág.17).

D. João Miranda, na celebração festiva que assinalou as Bodas de Prata da sua ordenação episcopal

2 comentários:

  1. Este Blog, para além de veicular a Palavra de Deus, o que é óptimo e agrada a todos os cristãos e católicos, está muito bem concebido. Parabéns ao senhor Padre Carlos por o ter criado. Oxalá ele se mantenha por muito tempo. Obrigada.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pela visita e pela amabilidade das suas palavras.
    Volte sempre.
    Muita paz.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.