quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Um homem, um crente e um bispo fantástico!

Foi hoje a sepultar em Aveiro D. Manuel de Almeida Trindade, que fora bispo daquela diocese.
Não tive a dita de conhecer pessoalmente o senhor D. Manuel, nem sequer de alguma vez o ter ouvido falar em presença, mas habituei-me a admirar este grande Bispo por tudo o que li e ouvi dele e acerca dele.
A primeira pessoa que me falou do falecido Bispo Emérito de Aveiro foi Mons Reitor Carlos Resende que tinha sido seu colega em Roma, no tempo em que ambos aí frequentaram a Universidade. Mons. Resende falava com muita simpatia e admiração de D. Manuel e contagiou-me.
Recordo-me do tempo em que assumiu a Presidência da Conferência Episcopal Portuguesa e da sua postura durante o PREC, no após-25 de Abril. Sempre lúcido, projectando luz, sabendo bem o que queria, congregando a todos e sempre.
Porque esteve desde a primeira hora nos trabalhos do Concílio Vaticano II, era um admirador da doutrina conciliar e transmitia-a admiravelmente. Como poucos no seu tempo!
D. Manuel passou a emérito aos 70 anos de idade, quando ainda lhe faltavam 5 para a idade canónica do pedido de resignação. Até nisso foi grande! Sabendo-se cansado, pensando que a diocese que amava precisaria de alguém mais fresco para responder aos novos desafios, teve a grandeza humilde de pedir a resignação, demonstrando assim não estar agarrado a lugares, mas disponível para servir de outra maneira.
Após a resignação, escreveu o livro "Memórias de um Bispo", que li e reli com imensa satisfação. Penso que é uma obra indispensável para se conhecer a fundo o cristianismo em Portugal no século XX.
Obrigado, senhor D. Manuel. Agora que está na Igreja da eterna Luz, temos a certeza que será junto do Altíssimo um intercessor pela Igreja peregrina que tanto e tão bem amou.
Nos Braços de Deus o deixamos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.