segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

Os melhores jogadores? Os melhores treinadores? Um pouco mais de humildade só nos ficava bem...

 Grande decepção, Portugal eliminado frente a Marrocos. E toca a regressar a casa, sem sequer haver o bom senso de regressarem todos juntos, como se o povo português merecesse isto...


Uma das coisas qie me incomoda no futebol de que gosto é a gabarolice como embrulho de uma clubite cega ou de exibicionismos balofos. 

Os melhores treinadores? Mas olhem que o Benfica está a ganhar e a  jogar bem com um treinador estrangeiro. Coisa que, nos últimos anos, os treinadores portugueses não conseguiram. E mais, os badalados  treinadores Conceição e Amorim veem, meste momento, o Benfica a comandar o campeonato à distância.  Dirão que os encarnados conseguiram mais e melhores reforços. Até compreendo. Mas os outros treinadores já estão nas suas equipas há anos, conhecem muito bem o campeonato português e têm a obrigação de terem construído rotinas de jogo que quem chega ainda não tem.

Há treinadores portugueses que se distinguém no Médio Oriente ou no Brasil? Sim. Mas quantos  brilham  em Inglaterra, França, Espanha ou Alemanha? José Mourinho já brilhou, mas atualmente que feitos extraordinários tem conseguido no campeonato italiano? 

Não, não somos o supersumo em treinadores. Por mais que isso se apregoe nalguns programos televisivos onde muitas vezes têm assento comentadores- treinadores. 

Mesmo Fernando Santos que conseguiu para a selecção portuguesa êxitos nunca alcançados, não é, atualmente, consensual. De forma nenhuma. Aliás nas últimas competições internacionais, Portugal tem ficado aquém do esperado. Na minha opinião, já se deveria ter demitido há dois anos. Saber sair a tempo é um virtude.

Não gostei do clima reinante na seleção e muito menos do intriguismo jornalista e advindo das novas tecnologias. Não ajudou à concentração e à união entre os elementos da equipa. Cristiano Ronaldo, que tanto deu à selecção e ao nome de Portugal, pareceu-me que não esteve à altura. É preciso aprender a saber "envelhecer", futebolisticamente falando. É preciso aprender a ser importante quer se esteja no campo quer se esteja no banco. O mais omportante , não é o exibicionismo pessoal, mas o bem da equioa. Sempre.

A selecção não pode ser um festival de vaidades. Vale para o Ronaldo, para o Cancelo, para todos e cada um.  Senhor seleccionado, não pergunte à selecção o que pode fazer por si; pergunte a si o que pode fazer pela selecção.

E depois é assim, temos bons jogadores, mas não temos jogadores geniais. Tivemos o Ronaldo, mas como em tudo na vioda, a idade não perdoa. 

 A selecção precisa de ideias novas, projectos novos, tácticas novas, dinâmicas novas, espírito novo. Que se evite até ao tutano quaquer vedetismo individual. Que o jogador brilhe pelo que dá e trabalha em prol da equipa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.