segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Cegada de S.Martinho












Seis dias de muita festa e animação são dedicados ao padroeiro da vinha e do vinho nos Esporões, em Tarouca. O ponto alto dos festejos é marcado pela tradicional “Cegada de S.Martinho”, que se realiza na noite de 10 de novembro, onde o vinho é rei!

A tradição que anima e movimenta as gentes do concelho de Tarouca e da região é já centenária, não havendo precisão no que concerne à data em que terá sido iniciada.

A véspera do dia de S.Martinho é marcada por uma procissão que se inicia, pelas 19h30 do dia 10 de Novembro, no Lugar do Outeiro da Forca, Esporões, e percorre as principais ruas até chegar ao centro da aldeia. Ali juntam-se gentes da terra e dos concelhos limítrofes, para seguirem, iluminados pelas tochas. A acompanhar a procissão segue “Sua Eminência”, o “Bispo”, e como não podia deixar de ser, carros com ramadas, pipas e cabaças, bem como os seus respetivos provadores. Lá diz o velho ditado, “No dia de S.Martinho: Lume, Castanhas e Vinho”. 

Chegados ao centro da aldeia, é altura de ouvir com atenção o sermão pregado por “Sua Eminência”, uma sátira ao quotidiano. Simultaneamente é retratada a história da videira e do seu sagrado fruto, o vinho.

 Segue-se o Pai Nosso:

“Santa uva que estais no paraíso, purificada sejais vós sem enxofre, venha a nós o vosso líquido, para ser bebido à nossa vontade, tanto em casa como nas tabernas, três litros por cada hora nos dai hoje, perdoai-nos as vezes em que bebemos menos, assim como o mal que nos fazeis, não nos deixeis cair atordoados e livrai-nos da polícia a horas mortas. Ámen”.

E depois são lidos os Dez Mandamentos de Baco, cada um acompanhado pela respetiva prova de vinho por parte de “Sua Eminência”: 

1º - Bebe-se inteiro;

2º - Até ao fundo;

3º - Como o primeiro;

4º - Como o segundo;

5º - Estando cheio não fica meio;

6º - Para provar;

7º - Para começar;

8º - Para continuar;

9º - Para não tombar;

10º - Para acabar. 

 Depois de todo o imponente cerimonial, “Sua Eminência” retira-se, e a festa continua pela noite dentro.

 Esta festa dedicada ao Santo Padroeiro da vinha e do vinho, S.Martinho, numa mistura de popular e cristão, representa uma tradição que tem passado de geração em geração, constituindo-se como um marco característico importantíssimo do concelho de Tarouca, que a Associação de S. Martinho, em parceria com a Câmara Municipal de Tarouca, tem procurado preservar.

 Testemunhos da terra afirmam que “antes acabar o mundo do que acabar o S.Martinho dos Esporões”!

Gabinete da Cultura, Turismo e Comunicação

Câmara Municipal de Tarouca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.