quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

6º Aniversário da elevação de Tarouca a Cidade



Em Sessão Solene realizada hoje no Salão Nobre da Câmara Municipal, e perante uma boa assistência,  foram evocados o 6º aniversário da elevação de Tarouca a Cidade e o centenário da implantação da República.
Depois de apresentar os eventos que tinham lugar, o Prof. Virgílio, evocou aquele 9 de Dezembro de 2004, quando 500 tarouquenses rumaram à Assembleia da República para presenciarem com emoção e entusiasmo a aprovação unânime pelos deputados da elevação de Tarouca a Cidade.
Servindo-se de slides atinentes ao caso, explicou o processo  seguido, os motivos - que foram essencialmente de ordem cultural, histórica e patrimonial - e falou da festa dos tarouquenses presentes no Parlamento e depois no Centro Cívico local.
O Presidente da Câmara situou a homenagem prestada na cerimónia a antigos e actuais vereadores, ao Presidente da Assembleia Municipal e ao Governador Civil, também presente. Frisou tratar-se de um reconhecimento a todos os que deram o seu melhor para o êxito da elevação de Tarouca a Cidade.
Depois os homenageados agradeceram. O Prof João Bernardo faliu daqueles que se agigantaram em ordem à restaruração do concelho face aos poderosos concelhos vizinhos. O Prof César, assumindo-se como duriense, afirmou também a sua condição de beirão. O Dr Amaro frisou que a elevação de Tarouca a cidade veio exigir mais da Câmara Municipal e das Juntas de Freguesia, salientando que o desenvolvimento social de um concelho passa também pelo desenvolvimento do conceito de cidadania. Valdemar Pereira assinalou que também esteve na Assembleia da República, vibrando com o feito conseguido. O Dr Miguel Ginestal, Governador Civil, disse que as amizades com Tarouca se funda no mútuo cumprimento da palavra. Sublinhou que o apoio ao projecto de elevação de Tarouca a Cidade se deveu ao facto de ser um projecto que unia os tarouquenses. Aludindo ao momento de crise pelo qual o país passa, falou de esperança a qual se vive e se transmite quando cada cidadão dá  quotidianamente o seu melhor.

A segunda parte, dedicada à celebração do centenário da República, foi orientada pelo Prof. Doutor José Esteves Rei, que contextuou a cerimónia e apresentou os oradores. Um  falou do ideal republicano e três debruçaram-se sobre figuras deste concelho ligadas ao republicanismo e à restauração do concelho.
O Prof. Doutor Amadeu de Carvalho Homem falou do ideal republicano no início do século. O P.e José Seixeira debruçou-se sobre José Leite de Vasconcelos. Vasco Lima centrou-se no Dr Vasco Teixeira, fundador da Porto Editora. A Drª Mónica Augusto dissertou sobre o Abade Castro e o seu papel preponderante na restauração do Concelho, que aconteceu a 13 de Janeiro de 1898.
A partir de Janeiro, o Sopé da Montanha publicará durante vários números o trabalho apresentado pela Drª Mónica, já que o Abade Castro foi filho desta terra e nela desempenhou relevantes serviços.

2 comentários:

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.