quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Começou hoje a Visita do Papa ao Reino Unido

O Papa visita o Reino Unido entre 16 e 19 de Setembro, passando pelas cidades de Edimburgo, Glasgow, Londres e Birmingham.

Eram 10h17 quando o avião que transportava Bento XVI aterrou no aeroporto de Edimburgo, na Escócia, procedente de Roma. A passagem de Bento XVI pelas artérias de Edimburgo, desde o palácio de Holyrood até à residência episcopal, juntou mais de 125mil pessoas nas ruas da cidade.
No primeiro discurso proferido no Reino Unido, Bento XVI pediu respeito pelas expressões tradicionais e culturais que as “formas mais agressivas de secularismo" não admitem.

“Hoje, o Reino Unido esforça-se por ser uma sociedade moderna e multicultural. Que neste nobre desafio ele guarde sempre o seu respeito pelos valores tradicionais e as expressões da cultura que formas mais agressivas de secularismo não apreciam nem sequer toleram”, assinalou o Papa.
Na alocução pronunciada no palácio de Holyrood House, em Edimburgo, Bento XVI pediu para que “não se obscureçam os fundamentos cristãos” que sustêm as liberdades dos povos residentes no país e faz um apelo para que esse património inspire o “exemplo” que o país “dá aos dois mil milhões de membros da Commonwealth e à grande família das nações de língua inglesa”.

Perante a rainha de Inglaterra, Isabel II, que discursou em primeiro lugar, o Papa frisou também que o influência do Reino Unido no contexto mundial “impõe uma especial obrigação de actuar com sabedoria com vista ao bem comum”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.