quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Jovens falam sobre a Quaresma

Um grupinho de jovens conversava sobre a Quaresma. Ah! Pois! Quando querem também conversam sobre assuntos sérios...
- Detesto essa coisa de Quaresma! Lá em casa os meus kotas obrigam-me a comer peixe às sextas-feiras. Detesto essa de peixe!...
- E não é que agora o padre se lembrou de distribuir uma oração para rezarmos todos os dias ao fim do jantar?!!! Tem cada ideia aquele padre kota! E em casa a minha mãe não desarma! Que tem que ser, que ela se comprometeu! Que seca!
- Ui! Nem me fales da Quaresma! Agora sair para a night é um problema. Os meus kotas estão sempre a lembrar que é Quaresma, que é preciso fazer penitência... Fogo, que chatice, meu!
- Olhai lá! Já viste aquela caixinha que está ao pé do altar? O padre diz que é para a renúncia, para os necessitados... Cá para mim, é para ele meter mais uns tostões ao bolso...
- Eu cá não ligo pevide a essas coisas. Faço a minha vida igualzinnha às outras épocas do ano. Isso de Quaresma é lá para as beatas.
- A Igreja é mesmo atrasada, meu! Isso de Quaresma, sacrifício, jejum e não sei que mais é da Idade Média! Hoje já ninguém liga a essas velharias...

Calada, uma jovem ouvira atentamente os colegas sem se pronunciar. O que causou estranheza aos colegas.
- Tu não dizes nada? - insistiu um amigo.
- Deixai que vos pergunte: já vistes a explicação da Quaresma que vem no blog "Paróquia de Tarouca?"
- Eu sei lá que blog é esse! Deve ser coisa de padres, não?
- Não, não é! - replicou a jovem. - É da Paróquia e de todos os que lá queiram comentar, apresentar as suas dúvidas, elucidar-se sobre assuntos de fé. E por isso, antes de falarmos, convém ver bem aquele post "Quaresma explicada aos mais novos". Depois podemos conversar...
- O people vai lá ver, mas depois não te livras das nossas perguntas...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.