terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Padre pop-star nos palcos da fama

Victor Silva, de 35 anos, compôs duas músicas para a novela ‘Sentimentos’, da TVI.


Conhecido como o ‘padre pop-star’ da Beira Alta e Trás-os-Montes, Victor Silva, de 35 anos, natural de Cujó, Castro Daire, é um exemplo de que um sacerdote moderno é mais do que um líder da paróquia ou professor de religião e moral – pode ser um "artista que cativa os fiéis pelo romantismo das músicas que compõe e canta", diz. Depois do sucesso do primeiro disco, ‘Palavras’, a banda do Padre Victor prepara-se para lançar outro trabalho, desta vez em formato acústico.


"Vai ser um projecto que vai merecer o carinho das pessoas", afirma ao CM Victor Silva, que vê na música um complemento da missão de "espalhar a fé". "Quero levar às pessoas a minha mensagem positiva, neste mundo em mudança, com tantas crises e conflitos", diz o sacerdote, que é pároco e professor em Torre de Moncorvo.
O ponto alto da carreira musical deste padre, que se formou no Seminário Maior de Lamego, foi quando duas das suas músicas serviram de banda sonora à novela ‘Sentimentos’, da TVI. Agora, Victor Silva aposta no acústico e já tem vários concertos marcados para os próximos meses, em várias localidades do País. Sobre a forma como os responsáveis da Diocese de Lamego e colegas padres interpretam o seu sucesso musical, o sacerdote diz que as opiniões são divergentes. "Uns acham boa ideia, outros dizem que sou vanguardista. O facto de ser padre em nada altera a minha maneira de ser", diz Victor Silva, que "espalha a fé" através dos acordes da viola.
Fonte: aqui

5 comentários:

  1. Com todo o respeito, ouso perguntar: com tanta actividade musical, será que o Sr. Padre tem tempo para atender devidamente os paroquianos? E o seu espírito estará calmo e tranquilo para reflectir sobre as necessidades espirituais das suas ovelhas e para meditar e orar a fim de melhor cumprir a Missão que o Pai lhe destinou?

    Sempre pensei que as ocupações normais de um Padre nos dias de hoje eram bem árduas, e que pouco tempo até lhe sobraria para o necessário encontro diário de oração com o Senhor, que tem de ter para receber Luz do Céu de forma a orientar melhor os fiéis… Mas, se calhar, estarei enganado…

    Não duvido que ao Sr. Padre em questão lhe faça bem o convívio musical. Por aí também se "agarram" os fiéis, sobretudo os jovens. Mas enveredar por uma linha quase profissional, de compromisso e obrigações com bandas e espectáculos… Parece-me que tal actividade irá, inevitavelmente, pôr em crise a sua dedicação à Paróquia e a sua Missão específica.

    Perdoe-se-me a franqueza, mas cá por mim gosto de saber que o Sacerdote está disponível, de ânimo tranquilo, para nos ouvir, para nos dar uma palavra amiga e um conselho, para rezar connosco…
    Paz e Bem.

    ResponderEliminar
  2. O meu não tem dotes musicais nas NUNCA está disponível, de ânimo tranquilo, para nos ouvir, para nos dar uma palavra amiga e um conselho, para rezar connosco…
    PARA NADA! Uns tem tempo para tudo outros para não. Para quê essa faca afiada contra o padre aqui referido, caro Evágrio Pontico. Não o conheço de lado nenhum por isso até prova em contrário acredito que seja bom pastor. Hoje com uma forte gripe tb me falta a paciência. Paz e bem.

    ResponderEliminar
  3. Caro "Anónimo", acho que a sua apreciação ao meu comentário peca por excesso e é injusta. Dizer que eu lancei uma "faca afiada" contra o Sr. Padre Victor Silva...! Valha-me Deus! Donde extraiu tal conclusão...?!
    Limitei-me a deixar expressa a opinião de que o Sr. Padre Victor Silva, se pretender fazer uma carreira musical com agendas de muitos espectáculos, decerto que não vai conseguir conciliá-la com o seu múnus sacerdotal. Foi isto que eu disse. Disse até mais, se ler bem o meu comentário.
    Desejo uma vida plena, isto é, realizada na sua Missão, ao Sr. Padre, com o respeito que, por via de regra, me merecem os sacerdotes.
    Paz e Bem ao sr "Anónimo", e que cure depressa a sua gripe.

    ResponderEliminar
  4. Agredeço os Prós e Contras. Um professor/a que seja pai/mãe por passar mais tampo com os seus alunos que por sinal são filhos de outros pais, será menos pai/mãe, disponibilizando pouco tempo para os seus filhos?

    É apenas uma questão que deixo à reflexão.

    Com amizade, o próprio Padre Victor

    ResponderEliminar
  5. Sr. Padre Victor,
    desejo-lhe as maiores felicidades na sua Missão sacerdotal e na sua actividade como músico-missionário. Que Deus o abençoe e o Espírito Santo o ilumine para que cative muitos para Cristo através da palavra e da música.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.