sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

A crise sente-se por todo o lado

Em 2010, menos  240 mil  pessoas participaram nas Missas em Fátima

Menos 240 342 pessoas participaram no ano passado nas missas celebradas no Santuário de Fátima,
confirmando a tendência de diminuição de fiéis nas celebrações no templo desde 2007, ano do 90.º aniversário dos acontecimentos na Cova da Iria.
Dados divulgados hoje pelo Santuário de Fátima revelam que às 6769 missas celebradas em 2010 assistiram 3,941 milhões de pessoas, quando em 2009 esse número foi de 4,182 milhões de peregrinos em 6430 missas.
Também os peregrinos que participaram na procissão das velas ou na recitação   do terço, entre outras celebrações, diminuíram em 2010 em quase 55 mil pessoas, passando de 3,151 milhões em 2009 para 3,096 milhões no ano passado.
O reitor do Santuário de Fátima admitiu que a explicação pode residir na crise.
"Tendo em conta as dificuldades que se vivem, sobretudo económicas, penso que é muito normal que as pessoas não possam vir tanto a Fátima como vieram noutros períodos", afirmou o padre Virgílio Antunes, acreditando que "virão no futuro, quando a situação económica for diferente".
Fonte: aqui

Há 2392 pessoas falidas
Deco recebeu 17 mil pedidos de ajuda. Só pôde aceitar três mil .
Em cada dia do ano passado, seis pessoas pediram a insolvência. O número de indivíduos que recorreram a esta figura jurídica cifrou-se nos 2392, o que representa um aumento de 79% em relação ao ano anterior, segundo um estudo da Crédito y Caución. Números que não surpreendem a Deco. A associação de defesa do consumidor recebeu 17 mil pedidos de ajuda, dos quais só pôde dar seguimento a três mil.
Os dados da Crédito y Caución mostram que, no ano passado, foram registados 6534 novos processos de insolvência, o que traduz um crescimento de 31% em relação a 2009. Destes, 4142 foram iniciados por empresas, um crescimento de 13% em relação ao ano anterior.
O aumento mais dramático verificou-se, porém, no número de pessoas singulares que recorreram à insolvência. Contas feitas, dois em cada cinco casos de insolvência iniciados no ano passado foram de particulares que não conseguiam fazer frente à totalidade das suas dívidas.
Os que se declaram insolventes, porém, são só uma percentagem daqueles que sentem dificuldades crescentes para assumir as suas responsabilidades financeiras. Os gabinetes de apoio aos sobreendividados da Deco receberam 17 mil pedidos de ajuda durante 2010, mas em 14 mil desses casos nada puderam fazer.
"Em várias situações, os casos já estavam em tribunal, em processos de execução, ou tratava-se de situações nas quais não havia qualquer possibilidade de reestruturação", explicou ao Correio da Manhã Natália Nunes, coordenadora dos gabinetes de apoio aos sobreendividados da Deco. A responsável adiantou que, em alguns destes casos, a própria associação aconselha as pessoas a pedirem a insolvência.

DECO ACONSELHA A PEDIR AJUDA
Para a Deco, é essencial que as pessoas peçam ajuda assim que antevêem que podem entrar em incumprimento das suas obrigações.
"Seja contactando as entidades credoras, normalmente os bancos, para negociar condições, seja recorrendo aos gabinetes de apoio ao sobreendividado, as pessoas não devem hesitar em pedir ajuda e devem fazê-lo o mais cedo possível", sublinha Natália Nunes, da Deco.
Fonte: aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.