terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Primeiro autocarro eléctrico português sai hoje da fábrica

O primeiro autocarro eléctrico português, um investimento de quatro milhões de euros da Salvador Caetano, sai hoje da linha de produção, iniciando uma fase de testes para em Abril estar nas ruas de Gaia a transportar passageiros.
 Veja aqui

É uma boa notícia.
Precisamos todos de avançar para energias não poluentes. Precisamos de deixar a dependência em relação ao petróleo. Precisamos - se precisamos! - de poupar dinheiro, em somas astronómicas, com a importação do "ouro negro". Precisamos de exportar. Precisamos de avançar com a aplicação das novas tecnologias.

Claro que estamos no princípio, e ainda há um longo caminho a percorrer até se conseguir que os preços sejam mais acessíveis, que a fiabilidade dos novos veículos se estabeleça definitivamente, que as baterias sustentem uma quilometragem bem superior à actual. mas como o mudança é actualmente muito rápida, esperamos que estes patamares sejam logo conseguidos.

Mas o meu sonho são os carros a hidrogénio. Gasta-se muito para o produzir, mas estamos numa fase que se pode considerar inicial do desenvolvimento e uso massivo desta fonte de energia.
Chegaremos lá, pois penso que o desafio às tecnologias de pontas será vencido por estas.

O hidrogénio é um gás que faz parte da constituição da atmosfera, ou seja, do ar que respiramos, sendo o elemento mais abundante em todo o universo.
Deste modo, este gás não é prejudicial nem para a atmosfera nem para a saúde da população, mostrando-se assim como uma excelente opção para um combustível alternativo.

Veja AQUI um vídeo sobre um carro a hidrogénio.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.