sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Novidades da Igreja que está em Portugal

Patriarca escreve carta de renúncia e espera decisão do Papa
O cardeal-patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, revelou hoje ter já escrito a carta de renúncia ao cargo que o direito canónico exige a quem cumpre 75 anos de idade, colocando decisões futuras nas mãos de Bento XVI.
“Ontem (quinta-feira, ndr) mesmo escrevi a carta ao Papa - está previsto no direito canónico que um bispo, quando faz 75 anos, pede ao Santo Padre a resignação do seu mandato e fica à espera da sua decisão”, afirmou, em conferência de imprensa promovida pelo patriarcado de Lisboa.
Antecipando o seu 75.º aniversário, no próximo dia 26, este responsável adiantou que a missiva vai ser entregue na Nunciatura Apostólica, já esta sexta-feira.
“A partir de hoje, eu próprio fico à espera da resposta e da orientação do Santo Padre”, indicou D. José Policarpo, que pediu “bom senso” a respeito desta situação.
“O Santo Padre tem liberdade completa de aceitar imediatamente, de prolongar por mais um ano, a não ser que haja motivos imediatos, mas quando as pessoas estão bem, que graças a Deus é o meu caso, o Santo Padre tem liberdade completa”, declarou.
O número 1 do cânone 401 do Código de Direito Canónico determina que qualquer bispo diocesano “que tiver completado setenta e cinco anos de idade” deve “apresentar a renúncia do ofício ao Sumo Pontífice”, que toma uma decisão sobre o caso “depois de examinadas todas as circunstâncias”.
O cardeal-patriarca disse ainda que a sucessão não é um assunto da responsabilidade de “quem sai”, seguindo “um ritmo que está perfeitamente adquirido na Igreja”.
“Eu, aliás, gostaria de ter a influência mínima na escolha do meu sucessor”, prosseguiu, antes de afirmar que a escolha “compete à Igreja, com as suas instâncias normais”, depois de uma “consulta muito ampla”.

Cónego Pio Gonçalves Alves de Sousa 
nomeado Bispo auxiliar do Porto

Pio Alves, de 65 anos, foi hoje nomeado bispo auxiliar da diocese do Porto por Bento XVI, decisão que acolhe com surpresa e perplexidade por implicar “recomeçar em várias frentes”.
Na saudação que escreveu por ocasião da nomeação, tornada pública ao meio-dia em Roma (11 horas em Lisboa), D. Pio Alves esclarece que respondeu positivamente a uma nomeação inesperada, que marca uma “nova etapa” na sua vida.
“Surpreendeu-me descansado, por que não corri para ela; livre, porque pude dizer que não; perplexo, porque, necessariamente, implica recomeçar em várias frentes”, afirma o sacerdote de Braga agora nomeado bispo.
Nesta mensagem, Pio Gonçalo Alves de Sousa saúda a diocese do Porto e agradece a amizade e a colaboração recebida em Braga, diocese na qual trabalhou e onde será ordenado bispo no dia 10 de Abril, no Santuário do Sameiro.
Fonte: ecclesia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.