
O Prémio Pessoa 2009, foi atribuído ao bispo do Porto, D. Manuel Clemente. O galardão distingue portugueses que tenham, no ano em causa, uma intervenção particularmente relevante e inovadora na vida artística, literária ou científica do País.
O "Prémio Pessoa" é uma iniciativa do jornal “Expresso” com o patrocínio da Caixa Geral de Depósitos, "cuja designação se inspira no nome de Fernando Pessoa, e que se propõe reconhecer a actividade de pessoas portuguesas com papel significativo na vida cultural e científica do país", de acordo com os organizadores.
O conceito do galardão é distinguir em vida, e não após o desaparecimento, personalidades portuguesas de actividade marcante em várias áreas, atribuindo um diploma e uma dotação em dinheiro no valor de 60 mil euros.
D. Manuel Clemente é o primeiro homem da Igreja a ser premiado tendo o júri considerado que "a sua intervenção cívica tem-se destacado por uma postura humanística de defesa do diálogo e da tolerância, de combate à exclusão e da intervenção social da Igreja".
O júri realça que além da missão pastoral, o bispo do Porto "desenvolve uma intensa actividade cultural de estudo e debate público. Em empos difíceis como os que vivemos actualmente D. Manuel Clemente é uma referência ética para a sociedade portuguesa no seu todo”.
D. Manuel Clemente é o 23º português s ser galardoado com o Prémio Pessoa.
Parabéns, Senhor D. Manuel! É justo o prémio. A grandeza da sua humanidade, a elevada cultura que partilha, o serviço episcopal actualizado, dinâmico e próximo, merecem este reconhecimento.
Olá...
ResponderEliminarS´p podia ser do Porto...carago!
Já me pôs a mão na testa...
lol
Merecido e justo.
ResponderEliminarD. Manuel Clemente é uma figura de relevo na Igreja e na sociedade.
Tem tido acção relevante no domínio da área social.
Alia aos seus dotes intelectuais a humildade e o bom senso, apanágio dos grandes homens.
Está a Igreja de Portugal de parabéns.