quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Retiro sacerdotal

Do último domingo à noite até quarta-feira à tarde, decorreu na Casa de São José, em Lamego, o retiro anual para os sacerdotes da diocese de Lamego, orientado por D. Joaquim Mendes, Bispo Auxiliar de Lisboa.
Foi um tempo especial de oração, meditação e interiorização da Palavra de Deus. Também, como sempre, foram agradáveis os momentos de convívio entre os padres.

Partilhando inquietações
- Sei que alguns sacerdotes realizam o seu retiro anual noutros lugares. De qualquer modo - ainda para mais em Ano Sacerdotal - foi diminuta a percentagem de padres presentes, notando-se claramente a ausência dos sacerdotes mais novos.

- Parece-me que a Casa de São José não reúne as melhores condições - e não me refiro nem às instalações nem aos serviços. Mas precisava-se de mais espaço exterior para passear e meditar. De mais afastamento do local de trabalho para evitar a dispersão. Contra mim falo, pois vim dormir a casa todos os dias.

- A não comparência de tantos sacerdotes a um momento tão importante como o retiro, obriga-nos a todos a questionar-nos sobre a comunhão presbiteral que urge aprofundar em todas as dimensões. A quintalização da vida sacerdotal e presbiteral, além de atentar contra a essência do sacerdócio, é um contra-testemunho.

- Por outro lado, está visto que não é com cartas e avisos gerais que se motivam os sacerdotes. Urge a implementação de uma pastoral de contacto que estimule, motive e estreite laços afectivo-sacerdotais.

À margem do retiro, ia-se falando em surdina se não seria o senhor D. Joaquim Mendes o nosso futuro Bispo. É que em Setembro próximo, D. Jacinto completa 75 anos, a idade canónica para pedir a resignação.
Destas coisas ninguém sabe. E tantas vezes a surpresa acontece! Por mim penso que a nomeação dos Bispos não deveria passar por tanto secretismo, mas que seria bom que, de uma forma ou de outra, o povo de Deus tivesse uma palavra... Mas quem sou eu!?

1 comentário:

  1. Certamente Lamego ficaria muitíssimo bem servido com um conterrâneo meu, para Bispo da Diocese. D. Joaquim é, sem dúvida, um homem de grande valor.
    Mas o que se vai ouvindo é que o futuro bispo de Lamego está na Diocese de Braga como auxiliar. Um regresso à diocese de partida.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.